A abordagem do cliente é um tema de preocupação por parte dos gestores de postos de combustíveis. Para vender mais é absolutamente necessário saber como se comunicar com os clientes e, também, efetuar as vendas de modo persuasivo e cada vez mais eficiente.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos a abordagem mais indicada para atrair e reter os clientes em seu posto, a fim de promover a transação de outros produtos e serviços, tais como duchas, trocas de óleo, produtos automotivos e assim por diante.

Vamos mostrar como e quais produtos oferecer acertadamente. Boa leitura!

Qual a importância de fazer uma boa abordagem do cliente?

Um dos principais objetivos de uma boa abordagem é conseguir aumentar o número de vendas de produtos automotivos em seu posto.

Quando o cliente é abordado da maneira certa, ele se sente mais convencido e consequentemente mais compelido em adquirir os produtos e serviços oferecidos, além de ficarem mais satisfeito em ter produtos e serviços que vão melhorar a sua experiência com seu carro.

Outra razão importante para uma boa abordagem do cliente é o aumento nas oportunidades de venda de produtos e serviços, inclusive de produtos agregados e igualmente de serviços especializados.

Porém essa não é uma tarefa fácil. Em teoria, parece tudo muito simples. No entanto, a prática é bem mais complexa do que parece. Muitos clientes aparentam sempre muita pressa e boa parte das vezes creem não ter tempo o bastante para comprar algum produto e menos ainda para receber determinados serviços.

É preciso saber de modo claro e preciso como fazer isso, além obviamente de ter conhecimento de quais são os melhores produtos oferecer ao público consumidor.

Treine seus frentistas com foco no atendimento, agilidade e qualidade do serviço prestado.

Quais produtos oferecer e como vendê-los corretamente?
Confira, a seguir, excelentes dicas de produtos e serviços que você pode oferecer em seu posto de combustível e o que fazer para garantir a eficiência desse processo:

Conferência do óleo
Após o abastecimento, ofereça como cortesia a verificação do óleo. Apresente ao motorista a vareta de medição de óleo com um posicionamento de qual a melhor decisão ao cliente, seja completar o óleo, trocar por completo ou simplesmente mostrar que está de acordo com as especificações.

Aditivos
No momento em que o frentista estiver conferindo o óleo aproveite para conferir a água do radiador, novamente como cortesia, ele pode aproveitar esse momento e buscar vender aditivos. Os aditivos são importantes para aumentar o ponto de ebulição da água do radiador e evitar a evaporação e problemas ocasionados por isso.

Combustível para reservatório
Os carros que são de modelo flex, ou seja, são movidos a dois tipos de combustíveis diferentes, têm um pequeno recipiente que recebe o nome de tanquinho ou reservatório, onde se armazena gasolina, com o objetivo de facilitar o acionamento do motor em locais muito frios. O frentista pode oferecer o combustível, reforçando a necessidade da manutenção.

Palhetas do para-brisa
Como cortesia ou por um preço módico, o frentista pode efetuar a limpeza dos espelhos e vidros, produzindo uma sensação de satisfação no cliente, afinal, essa limpeza aumenta a segurança do veículo. Esse é o momento perfeito para oferecer ao cliente a troca das palhetas, sobretudo se estiverem secas ou cortadas/rachadas. As palhetas de silicone são uma novidade que está com muito sucesso nas vendas.

Fluído para freios
Quando um cliente vai abastecer, ele por vezes usufrui dessa brecha para fazer uma calibragem dos pneus. Você pode oferecer ao cliente fazer essa calibragem, gratuitamente e oferecer fluído para freios. Os fluidos de freio tem validade e deve ser observado a real especificação, pois varia de DOT3, DOT4, DOT5…

A abordagem do cliente se constitui em uma formidável estratégia de vendas. É o cuidado com essa prática que vai conquistar o cliente, deixando-o mais encantando e, portanto, muito mais propenso a adquirir produto e serviços do seu posto.

Além de ofertar produtos é importante que o frentista tenha atenção ao cliente e ofereça cortesias para fidelizar o motorista, desde lavagem de para-brisa, calibragem de pneus, tampinha para o bico dos pneus…

A melhor opção é deixar claro que você tem muito mais a oferecer para a sua clientela do que a concorrência. Busque sempre agregar mais valor ao seu serviço e produto, usando de uma abordagem persuasiva e eficaz.

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Como criar um Programa de Fidelidade próprio e independente em seu posto?