A concorrência e o alto nível de exigência dos consumidores são aspectos que obrigam um posto de combustível a priorizar a qualidade de atendimento. Afinal, um cliente insatisfeito prejudica não apenas a imagem da empresa, mas também as vendas.

Por isso, um revendedor deve buscar um controle de qualidade para o negócio obter desempenho notável. A medida é uma forma de verificar se os funcionários estão trabalhando de acordo com os padrões estabelecidos.

Neste post, destacamos 7 dicas infalíveis para o seu posto ter sucessoe conquistar a confiança do público-alvo. Confira:

1. Adote indicadores de performance

De que maneira uma empresa pode constatar se os serviços estão sendo executados corretamente? Uma boa resposta é utilizar parâmetros que medem os trabalhos dos colaboradores.

Imagine que um posto estabelece que o atendimento prestado pelos frentistas deve ser avaliado como muito bom por 80% dos fregueses, por um determinado período de tempo. Assim, a organização tem um dado importante para avaliar como as ações estão sendo executadas.

Dependendo do resultado, pode ser interessante colocar a meta em um patamar superior. Hoje uma empresa deve ter como um dos principais focos a melhoria contínua. Do contrário, terá sérias dificuldades para acompanhar a concorrência e garantir uma posição de prestígio no mercado.

2. Valorize os programas de treinamento

Se você deseja que o seu posto obtenha uma performance expressiva, é melhor apostar em um bom programa de treinamento. Não adianta criar uma meta que propicia mensurar os serviços, caso a equipe não esteja devidamente qualificada para concretizar o objetivo proposto.

Uma dica é definir um calendário anual de capacitações. Com isso, você organiza a mão de obra e evita que a ausência de funcionários, durante um determinado período, prejudique o atendimento.

Em um posto de combustível, o frentista precisa ser cortês, atento e bem informado. Ao responder com segurança às perguntas sobre os benefícios de um serviço, o funcionário tem mais chances de convencer o cliente.

À medida que uma organização tem colaboradores bem treinados, mais fácil será adotar um padrão de serviços que satisfaça as necessidades do público-alvo. Isso é imprescindível para aumentar os lucros.

3. Priorize motivar a equipe

Indicadores de desempenho bem elaborados e um programa de treinamento eficiente são fatores que ajudam a manter um posto competitivo. Contudo, isso não vai surtir os resultados esperados, caso os funcionários estejam desmotivados.

Para aperfeiçoar a qualidade de atendimento, o revendedor deve buscar formas de motivar os funcionários. O ideal é oferecer benefícios que contribuam para o engajamento de todos.

Imagine que os funcionários mais bem avaliados pelos clientes recebam uma gratificação especial no salário ou tenham direito a levar a família para assistir a um filme por conta da empresa. Com certeza, funcionários motivados são mais produtivos e propensos a interagir com os consumidores.

Uma recepção calorosa faz toda a diferença no atendimento. Ninguém gosta de ser atendido por um profissional que esteja mal-humorado e com cara de poucos amigos. Não respeitar o cliente é um dos maiores erros que uma organização pode cometer.

4. Ofereça produtos de alto nível

Os funcionários estão treinados e motivados. As metas foram elaboradas de forma correta e são possíveis de serem batidas. Tudo isso parece ser um cenário perfeito para um posto de combustível conquistar os clientes. Mas não é.

O revendedor deve ter muito cuidado com a qualidade dos itens que comercializa. Pense que o posto está lotado de carros aguardando o momento do abastecimento e chega um cliente muito irritado, reclamando, de forma áspera, que o combustível fornecido pela empresa prejudicou o funcionamento do motor do veículo.

Infelizmente, a propaganda negativa tem um poder devastador e contribui para as vendas despencarem. Para evitar essa situação, tenha um rigoroso programa de qualidade dos produtos. Priorizar o cliente não é luxo, e sim uma questão de sobrevivência.

5. Ouça seu cliente para verificar a qualidade de atendimento

Os parâmetros de desempenho, sem dúvida, são valiosos para perceber como a qualidade de atendimento está sendo avaliada. Por outro lado, uma empresa deve interagir com os clientes, essa iniciava é crucial para identificar erros e compreender melhor o comportamento de quem frequenta seu posto.

Após o fim de cada atendimento, procure enviar aos clientes cadastrados e-mails ou sms perguntas sobre os serviços prestados. Deixe também que o cliente interaja e envie opiniões, reclamações e elogios.

Pense que a ideia de um cliente pode fazer com que o seu posto apresente um diferencial em relação à concorrência. Ter disposição para ouví-lo é uma iniciativa vital para fidelizá-lo.

6. Procure superar as expectativas

Preços atraentes, bom atendimento e produtos de alta qualidade são imprescindíveis para cativar os consumidores. Se você unir esses fatores com a capacidade de superar as expectativas, estará no caminho certo para o sucesso.

Imagine que um motorista, no dia do aniversário, abastece o carro no seu posto. Já pensou oferecer um desconto de 10% como uma forma de presenteá-lo pela data especial?

Inegavelmente, essa ação vai causar um impacto bastante positivo. Qualquer cliente gosta de atenção e de contar com uma boa qualidade de atendimento. Por isso, oferecer benefícios que tornam o seu posto especial é uma iniciativa excelente para expandir os lucros.

Fazer a famoso arroz como feijão está longe de ser sinônimo de consumidores engajados com o seu negócio. Com criatividade, é possível inovar e aumentar a carteira de clientes.

7. Aposte na fidelização dos clientes

Se você quer surpreender os clientes, é bom investir em programas de fidelidade. Essa medida é uma maneira de reconhecer os que mantêm o seu negócio funcionando da melhor maneira possível.

Afinal, nenhuma empresa é capaz de sobreviver sem os clientes. Por isso, vale a pena oferecer descontos especiais para os consumidores que valorizam a sua marca e a tornam mais visível no mercado.

Inovar, capacitar os empregados, adotar indicadores de desempenho, investir em produtos de alta qualidade e entender o comportamento do público-alvo são cruciais para um posto de combustível conquistar os fregueses.

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