Revendedores sabem que a gasolina aditivada é um produto de pouco giro, que ocupa o tanque de combustível e onde nem sempre se vê valor, seja pela baixa venda em relação à comum, seja pelo fato dos frentistas não saberem abordar o cliente na pista.

Aumentar a venda da gasolina aditivada e ao mesmo tempo ter o controle das vendas dos frentistas pode não ser ações facilmente executadas, mas o mercado de revenda de combustíveis conta hoje com uma ferramenta que comprovadamente potencializa as vendas.
Além de ser uma ferramenta fundamental como garantia de lucro, já que as margens de ganho estão cada vez menores, justificando assim a venda deste tipo de combustível pelo posto.

Essa ferramenta é o Painel de Gestão de Metas, em fase de testes em alguns postos do país e uma maneira fácil e prática de gerenciar as atividades de revenda de combustíveis entre os frentistas com aumento considerável e comprovado na venda da aditivada.

Um exemplo de sucesso é o Posto Lambari, em Santa Maria de Itabira, interior de MG. Alexandre Tôrres, gerente do posto, conta que depois que instalaram a ferramenta, a venda de aditivada aumentou e os frentistas se sentiram mais motivados: “aumentamos a diferença na bomba de 4 para 10cent, premiamos os frentistas com 0,5cent de comissão sobre a meta do dia e 1cent sobre a meta mensal. As vendas passaram de 6 para 28%”. Para Alexandre, a ferramenta é de extrema importância para venda da aditivada, que não era atrativa para o consumidor. “Se comparada com a gasolina comum, a aditivada tem um valor um pouco acima, mas com o painel de gestão de metas estamos conseguindo comercializá-la com resultados bem melhores que os de antes”, finaliza.

A ferramenta é desenvolvida e fornecida pela empresa ClubPetro, que também presta serviços em todo o Brasil com programa de fidelidade exclusivo para postos de combustíveis. Um sistema completo e dinâmico de fidelidade que comprovadamente aumenta as vendas, fideliza os clientes e tem aumento no ticket-médio, além de um banco de dados exclusivo do revendedor – e não da distribuidora – como acontece com os planos de marketing existentes hoje no mercado.

Um caso de sucesso de fidelização de clientes usado junto ao painel de gestão de metas é o Posto Portal Jardim Sul, no Morumbi, área nobre de São Paulo. “Começamos a usar o programa de fidelidade em dezembro de 2016 e atingimos 40% de fidelização dos clientes sobre o total de nossas vendas mensais. Sem dúvidas, é uma ferramenta importante para gerir nosso negócio, como o acompanhamento online das vendas dos combustíveis”, relata Fabrízio Gouveia, proprietário do posto.

Para revendedores, a ferramenta é um facilitador para a divisão da meta mensal. Por meio do painel, as metas podem ser distribuídas entre os dias dos meses e número de frentistas, facilitando assim o entendimento e engajamento dos que estão diariamente atuando na pista.

“Depois que contratamos o programa e a ferramenta de gestão de metas, aumentamos nosso percentual de venda de gasolina aditivada, através de acompanhamento em tempo real dos nossos frentistas. Nosso volume de vendas aumentou 20%, portanto, o programa contribuiu muito para o fortalecimento do nosso negócio e a qualidade de nossos serviços”, finaliza Fabrízio.

O Painel de Gestão de Metas pode ser usado por revendedores de todo o país com um valor atrativo. Em fase de testes, é oferecido pela metade do valor, durante 6 meses.

Um Guia para implantar a Gestão de Metas em postos de combustíveis.