Existem fatores que podem contribuir para alavancar suas vendas ou prejudicá-las: as chamadas sazonalidades de mercado. Feriados e datas comemorativas são momentos que, com planejamento, podem aumentar as vendas em postos de combustíveis – e sem planejamento, prejudicar os resultados de seu negócio.

O comportamento do consumidor durante esses períodos pode ser incentivado por meio da implementação de campanhas sazonais. Nessas datas, fluxos de clientes que se deslocam ou se estabelecem na região são uma ocorrência comum. Portanto, é preciso saber como aproveitar o momento para aumentar as vendas em seu posto.

Para ajudá-lo nisso, no post de hoje, listaremos algumas estratégias para que seu posto de combustível aproveite as oportunidades de feriados prolongados. Acompanhe a seguir.

1. Crie um programa de fidelidade

Em 2017, a Fecomercio-SP estimou o aumento das vendas em postos de combustíveis durante os feriados em 15%. Para 2018, uma estimativa positiva também deve se concretizar.

Mas não basta apenas executar uma ação pontualmente durante o período de feriados prolongados. É preciso identificar e explorar o interesse de seu cliente para, então, conseguir aumentar as vendas. Por isso, é importante que haja uma estratégia na gestão dos benefícios que serão oferecidos.

Além do serviço principal de seu posto – que é oferecer combustível – outros serviços podem ser explorados. Lojas de conveniência e serviços de lava-jato, por exemplo, podem ter seus produtos destacados para uma oferta exclusiva em seu programa de fidelidade durante esse período.

Isso tudo, claro, não é possível sem que haja um planejamento e uma organização consistente. Uma estratégia que envolva programas de fidelidade precisa de ferramentas que possam coletar e gerenciar dados dos perfis de clientes. Por isso, o investimento em soluções de banco de dados é importante para controle e eficiência no programa.

A criação de um programa de fidelidade próprio, com as ferramentas ideais, permite controle total da lista de clientes cadastrados. Com uma gestão auxiliada por um banco de dados, é possível criar campanhas segmentadas. Dessa forma, é possível explorar perfis mais alinhados a determinados feriados, com ofertas exclusivas e relevantes.

Feriados prolongados são ótimas oportunidades para oferecer prêmios para clientes fiéis. Ativar seu banco de dados com um programa de pontos em dobro para quem enche o tanque durante esse período, por exemplo, pode ajudar a criar um vínculo entre seu posto de combustível e seus clientes cadastrados.

2. Saiba alinhar o evento à sua estratégia

À primeira vista, parece que um posto de combustível não teria espaço para trabalhar com temáticas de feriados por parecerem fora do core business do segmento. No entanto, é justamente o pensamento fora da caixa que pode fazê-lo aumentar as vendas em postos de combustíveis nas datas comemorativas.

Para isso, busque incorporar o espírito da data à sua campanha. Além de otimizar o atendimento, saber se alinhar à temática da data pode fazer com que sua marca se destaque da concorrência.

3. Para aumentar as vendas em postos de combustíveis, não se limite a seu segmento

As vendas que ocorrem em postos de combustíveis, na visão de seu cliente, são parte de uma experiência mais abrangente. Isso é especialmente verdadeiro em feriados prolongados. Portanto, uma estratégia válida é saber como aproveitar para associar essa experiência à sua marca!

Parcerias com hotéis, restaurantes e estabelecimentos da região podem fazer com que haja um incentivo para atrair seu cliente em potencial. Oferecer descontos em serviços e apresentar essas opções pode ser um diferencial para esse público no feriado prolongado.

4. Saiba premiar seu cliente com benefícios relevantes

Conhecer os hábitos e o perfil de comportamento de seu cliente é essencial para saber como realizar campanhas e oferecer prêmios que o façam reabastecer e utilizar os serviços de seu posto de combustível mais vezes!

Com essas informações em mãos, é possível criar premiações que tenham não somente ligação com a temática do feriado, mas com seu cliente.

5. Crie estratégias para aumentar o ticket médio de seus clientes

Os feriados prolongados são perfeitos para se planejar uma viagem com os amigos ou com a família. E muitos optam pelo conforto e pela praticidade de viajar de carro. Assim, uma parada em um posto de combustível, seja para troca de óleo ou completar o tanque, é inevitável.

Por isso, essa é uma ótima oportunidade de aumentar as vendas em postos de combustíveis gerando um incremento no ticket médio desses clientes, oferecendo uma oferta que seja atrativa para esse perfil de usuário. Por exemplo, promoções de bebidas e snacks podem ser grandes atrativos para esse público.

Ainda, é possível oferecer combos de produtos e serviços com um brinde temático – por exemplo, ao abastecer com gasolina aditiva e comprar gelo na loja de conveniência, o cliente ganha uma bolsa térmica com a marca de seu posto.

6. Invista na linha de frente de seu posto de combustível

Programas de fidelidade e eventos promocionais são partes das estratégias a serem aproveitadas em feriados prolongados. É preciso manter o foco no ponto crucial na relação de seu cliente com seus serviços e produtos: o atendimento.

Treinar sua equipe para oferecer um bom atendimento durante os períodos de feriados prolongados é uma forma de fazer com que seu posto torne-se referência. Portanto, lembre-se de preparar seu time para prestar o melhor atendimento possível, mesmo sob um aumento de demanda. Isso só fortalecerá sua estratégia para aumentar as vendas e o relacionamento com seu cliente.

Para 2018, devemos ter ainda cinco feriados prolongados nacionais. O próximo ocorrerá no dia 7 de setembro (Independência do Brasil). Aproveite para fazer um planejamento com antecedência para aumentar as vendas em seu posto. Estando preparado, você poderá conquistar melhores resultados para o seu negócio.

E você, como faz com que seu posto de combustível amplie vendas durante feriados e datas comemorativas? Deixe sua mensagem nos comentários e, para mais dicas, baixe gratuitamente nosso ebook Como Não Perder o Cliente, com técnicas de estratégias para atrair e fidelizar seu cliente.

Guia de Redução de Custos em Postos de Combustíveis