Para conseguir aumentar o volume de vendas de postos de combustíveis é sempre importante não só conseguir atrair clientes novos, mas também fidelizá-los para que eles continuem sempre voltando.

Se a sua gestão anda preocupada em como fazer isso de forma eficaz e de maneira que os resultados realmente apareçam, separamos algumas dicas que você tem que conhecer!

1. Ofereça um atendimento de qualidade

O cliente que passa pelo seu posto normalmente não costuma demorar muito tempo e é por isso que você precisa garantir que sua equipe esteja bem treinada de maneira a utilizar esse curto período para agradá-lo.

As chances de ele voltar ou mesmo de consumir outros produtos oferecidos pelo estabelecimento estão diretamente ligadas à experiência que ele tem na hora de abastecer.

Os produtos oferecidos em postos de combustíveis são normalmente muito semelhantes (vamos falar mais disso) e os preços cobrados também andam mais ou menos na mesma linha. Além da sua localização, a sua maior chance de agradar o seu consumidor é fazendo com que ele se sinta satisfeito com o atendimento que você proporciona.

2. Tenha um bom acesso e fluxo de circulação

Quando alguém vai abastecer um veículo e vê um posto, logo procura a melhor forma de entrar e conseguir chegar a uma bomba que esteja livre ou com a menor fila. Se o seu posto mantém uma ou poucas entradas de maneira que fique difícil circular com os veículos e tudo acaba mais lento, existem boas chances de você estar perdendo vendas.

A situação é ainda mais delicada para quem vive no trânsito e precisa abastecer mais vezes. Por isso, se quiser manter um bom movimento, especialmente de taxistas e de vans de transporte, facilite ao máximo a sua circulação interna.

3. Faça promoções relevantes

Como já falamos, os produtos consumidos em postos de combustíveis são muito parecidos. Por isso, é preciso buscar diferenciais que atraiam o consumidor. Uma boa solução é investir em promoções, oferecendo benefícios, como serviços ou prêmios.

Para isso, faça uma lista do que você pode oferecer que não vá pesar tanto no seu orçamento e que seja de interesse dos clientes. Lembre-se de ter um sistema bastante prático e de fácil operação para conseguir fazer tudo funcionar direito.

4. Firme parcerias

Existem grupos de profissionais de todas as áreas que precisam abastecer seus veículos, sejam eles corporativos ou particulares. Esses grupos são ótimas fontes de parcerias saudáveis para o seu negócio. Veja quais associações, empresas ou outros tipos de organizações que tenham um volume interessante de clientes potenciais e que você possa trazer para o seu posto.

Faça as contas e veja em quais casos é possível estabelecer parcerias. Lembre-se de que seu foco é atrair clientes, principalmente novos, e mantê-los sempre voltando.

Preste muita atenção para focar sempre em pessoas que normalmente não abastecem com você. Se não conseguir oferecer um desconto expressivo ou algo do tipo, ainda pode considerar uma forma de pagamento mais facilitada.

5. Mantenha programas de fidelidade

Além das parcerias que você pode firmar para aumentar o volume de clientes comprando com você, uma boa ideia são os programas de fidelidade.

A diferença é que nas parcerias você geralmente trata direto com uma instituição ou representante e no caso dos programas de fidelidade você cria uma condição para qualquer pessoa que queira aderir.

Lembre-se de que o melhor é desenvolver o seu próprio programa de fidelidade, já que os programas das bandeiras vão fazer com que o cliente fique fidelizado somente a elas e não ao posto onde abastecem.

Existem várias formas de criar o seu programa de fidelidade e você pode trabalhar com tipos de benefícios diferentes para cada um deles. Tudo depende da sua criatividade e habilidade em administrar suas contas.

De toda forma, para qualquer modelo que decidir, será necessário um sistema de gestão que consiga operacionalizar tudo e traduzir em números a relação que você tem com os seus clientes. Não caia no erro de tentar fazer tudo manualmente, pois o tempo que você vai gastar provavelmente não valerá os resultados.

6. Cuide bem do seu posto

Um bom ambiente de trabalho ajuda a manter um clima mais amigável e saudável tanto para quem trabalha nele como para o cliente que entra.Por isso, e também para evitar outros tipos de problema, como mau cheiro, insetos e desperdício de espaço, é importante manter o seu estabelecimento em ordem.

Preze pela limpeza de todos os ambientes e pela organização. Preocupe-se também em manter uma boa iluminação. Ela aumenta a sensação de zelo e de segurança, o que é muito bom para todos. Atente-se também em manter letreiros atualizados e uma sinalização visível de forma que ninguém se sinta perdido ou confuso ao utilizar os seus serviços.

7. Monte um bom mix de produtos e serviços

Já sabemos que é importante ter um bom atendimento e também promoções e diferenciais a serem oferecidos aos clientes, mas o seu posto não precisa parar por aí.

Se você quer mesmo se destacar perante a concorrência, pode pensar em ampliar o que tem a oferecer aos seus clientes.

Além de combustíveis, existem outros tipos de itens que proprietários de veículos e motoristas acabam precisando no dia a dia, mas que podem acabar se esquecendo de comprar ou mesmo não tenham muito tempo para isso.

Sendo assim, de acordo com a sua estrutura e disponibilidade financeira, avalie o que mais pode oferecer para o cliente que está por perto. Alguns itens de segurança para o carro, filtros de ar, limpadores, ceras e serviços, como troca de óleo e limpeza, são algumas ideias comuns, mas que não deixam de ser interessantes. Pense o que mais é bom para o seu cliente e coloque na lista.

Veja também se a sua loja de conveniência está bem organizada e destacando os produtos que atraem compradores. Com certeza você sabe o que as pessoas mais buscam e são esses itens que você precisa divulgar na sua vitrine.

Agora que já tem nas mãos algumas boas ideias de como atrair clientes para o seu posto e aumentar a sua litragem mensal, aproveite para nos seguir no Facebook! Assim, terá acesso fácil e rápido a novos conteúdos e sugestões de como melhorar a sua administração e seus resultados!

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