Frente a uma rotina de gestão cada vez mais detalhada, complexa e frenética, muitos empreendimentos vêm buscando formas de deixar os seus processos administrativos da forma mais enxuta possível. Em alguns casos, entretanto, tarefas relevantes para o negócio acabam sendo negligenciadas, entre elas, uma função bastante importante que costuma ser deixada de lado é o cadastro de clientes.

Por ser um negócio bastante tradicional, postos de combustíveis acabam subestimando a importância de manter um cadastro completo de seus clientes, com dados pessoais, histórico de compras, pagamentos e preferências.

Essa, no entanto, não é uma prática recomendada, afinal, não possuir essas informações acaba nublando a visão de como está o seu negócio e dificulta a eficiência das suas ações estratégicas.

Confira no nosso artigo por que manter um cadastro atualizado de clientes, bem como um histórico completo com dados de cada operação, é tão importante para o negócio.

Quais são os benefícios de controlar o cadastro de clientes?

Destinar a devida atenção a essa importante prática de administração pode trazer inúmeros benefícios para os negócios do seu posto  — sendo, inclusive, um processo estratégico primordial para direcionar as suas ações de vendas e marketing, bem como para entender o perfil de seu público e ser mais eficaz nas suas iniciativas.

Confira alguns dos grandes benefícios que o cadastro de clientes pode trazer:

Centralização de informações

Tentar controlar os dados cadastrais e de vendas somente por meio de cupons fiscais ou de qualquer outro modo semelhante só vai dificultar a realização do processo e fazê-lo perder tempo e oportunidades.

A complexidade e o nível de informações só tendem a aumentar com o passar do tempo, então, nada de papel, caneta ou prancheta. Quanto mais enxutos e precisos forem os seus processos — como o de armazenar dados relevantes — menos dores de cabeça você vai passar para controlar o seu negócio.

Visão panorâmica do negócio

Como administrador de um posto de combustível, você sabe que são geradas muitas operações por dia, sejam relacionadas ao abastecimento ou a serviços diversos, como troca de óleo, lavagens automotivas, vendas de conveniência, entre outras.

Pode parecer que a única parte importante desse processo é contabilizar o valor total do negócio gerado e receber o pagamento por parte do cliente — “pronto, produto vendido e valor em caixa!”. Mas, pensando mais a fundo, o que os dados das vendas podem lhe dizer sobre o seu cliente? A resposta é: muita coisa!

Por meio dessas informações, você pode entender o perfil de cada um de seus clientes: em que horário, em quais dias e com que frequência costumam adquirir os seus produtos e serviços. E ainda o quanto eles gastam em cada vez, qual o método de pagamento, que categoria de produtos eles mais compram etc.

Com isso, você pode desenvolver soluções personalizadas e ações de marketing mais eficientes para cada público que você atende, gerando mais negócios e demonstrando interesse nas necessidades deles frente a um mercado tão tradicional e que não costuma atentar tanto a isso, o que diferenciará você mais ainda.

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Menos falhas e contabilidade facilitada

Todos nós sabemos que a informatização e automatização de processos já se tornou uma realidade no mundo todo. Os sistemas, além de fornecerem interfaces simples e precisas para registrar e visualizar informações, são pré-programados de forma correta, se tornam praticamente imunes a falhas em determinados processos que, se executados por pessoas, se tornam mais suscetíveis a apresentarem erros no registro de informações.

Além disso, se os dados cadastrais e de vendas estão dispostos de forma centralizada e digital, fica muito mais fácil fechar as contas no fim do mês, pois não é necessário coletá-los em fontes diversas — como relatórios físicos, pranchetas e outros, bastando somente consultar o sistema e gerar os números.

Economia de tempo com automatização

Um processo ineficiente de registro e consulta de informações pode trazer diversos problemas para a administração do negócio e, entre os que já vimos ao longo dos tópicos, enfatizamos agora a questão do tempo. Se você tem um sistema de cadastro totalmente manual, o processo de torna engessado.

Dessa forma, por depender integralmente de pessoas para realizarem o cadastro, ocorre um grande desperdício de tempo, que poderia ser usado para outras atividades mais estratégicas, além, claro, da necessidade de aportar financeiramente essas pessoas para executarem essa tarefa que poderia ser automatizada.

Mercado tradicional demais para guardar dados?

Bom, sabemos que o mercado dos postos de combustíveis existe há tempos e é bastante tradicional. O cenário de praxe é aquele em que o cliente chega, abastece e vai embora. Entretanto, muitas vezes, consome outros tipos de serviço: troca o óleo, solicita uma limpeza veicular e compra algo na conveniência.

Embora pareça algo simples, estamos falando de um negócio global, altamente necessário e do qual o mundo depende. Por que a preocupação com as informações de negócio deveria ser menor? Como seria possível investir em ações de vendas, novos produtos ou serviços se você não sabe qual é o perfil do seu cliente?

Uma grande tendência no ramo dos postos de combustíveis são os programas de fidelidade. Eles vêm se tornando uma ótima forma de desenvolver um relacionamento duradouro e fiel com os clientes, pois ao mesmo tempo que estimulam a recorrência de compra e aumentam a rentabilidade do posto, também tornam a vida do cliente mais prática e econômica.

Para desenvolver um programa efetivo — bem como tocar o negócio de forma eficiente — as informações dos clientes e dos negócios são altamente necessárias, por isso, o mercado de postos de combustível não é tradicional demais para a era dos dados.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a importância do cadastro de clientes para o seu posto de combustível? Para saber muito mais, curta nossa página no Facebook, confira os artigos e fique por dentro do nosso conteúdo!

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