Por mais que o revendedor conheça o seu negócio, é muito difícil gerenciar tudo sozinho e estar presente no cotidiano da pista e da loja! Contar com alguém de confiança e capacitado para esse trabalho é fundamental para uma gestão eficiente do estabelecimento. É justamente aí que entram os gerentes de postos de combustíveis. 

No entanto, assim como em qualquer outro segmento, o papel deste profissional deve ir muito além de “alguém que cuide do negócio, enquanto o dono está fora”. Pelo contrário! Um gerente bem treinado pode agregar muitos valores, transmitir conhecimento à equipe, agir com um líder e trazer retornos muito positivos ao posto.  

Por isso, preparamos este post, exclusivamente, para reforçar a importância dos gerentes de postos de combustíveis e mostrar que esse profissional, quando devidamente valorizado e capacitado, pode se tornar um grande diferencial para o estabelecimento 

Qual a importância de capacitar os gerentes de postos de combustíveis? 

Como dissemos, por mais que o revendedor esteja presente no posto, é muito difícil acompanhar, de perto, o dia a dia das operações e o trabalho de suas equipes. Ao mesmo tempo, esse trabalho é essencial para a gestão dos postos de combustíveis! Logo, a solução mais coerente é repassar essas responsabilidades a um gerente. 

No entanto, quando esse profissional carrega uma bagagem de experiências e conhecimentos, os resultados podem ser muito maiores do que se imagina. Esse é um dos principais motivos porque se deve investir na capacitação de gerentes de postos de combustíveis.

Mas vale reforçar também que isso não se resume apenas a procurar e contratar mão de obra qualificada no mercado. É importante desenvolver treinamentos, cursos e atividades que estimulem e agreguem mais conhecimentos ao funcionário. 

Abaixo, separamos algumas vantagens que a capacitação pode gerar para os gerentes de postos de combustíveis. Confira! 

  • Desenvolve o espírito de liderança de equipe.
  • Incentiva e valoriza o profissional.
  • Proporciona mais organização e planejamento das atividades.
  • Gera mais confiança e responsabilidade.
  • Aumenta a eficiência das tarefas. 
  • Melhora o controle de gastos e desperdícios. 
  • Melhora o atendimento ao público.
  • Aprimora as técnicas de vendas.
  • Aumenta a produtividade e, consequentemente, o lucro. 

Mas, afinal, como treinar e capacitar gerentes? 

 Cada empresa tem a liberdade de criar seus próprios métodos e desenvolver a própria cultura organizacional. Ou seja, há uma infinidade de formas de treinamentos e capacitações que podem ser úteis para o seu posto e isso vai de acordo com os seus objetivos. 

No entanto, como dicas práticas, separamos algumas ideias de como o revendedor pode capacitar seus gerentes de postos de combustíveis.

Ofereça cursos 

O revendedor pode buscar e inscrever o gerente em cursos online ou presenciais voltados para as atividades de gestão, venda, administração etc. Dê preferência aos cursos mais específicos para a área de revenda! Pesquise em instituições de ensino da sua região ou em sites especializados, confira a lista de cursos disponíveis e escolha aquele que achar relevante para o profissional e para a atividade. 

Disponibilize materiais de leitura 

Hoje, graças à internet e aos portais de informações, não é difícil encontrar conteúdos e materiais de qualidade para estudos e leituras sobre revenda de combustíveis. E o melhor, muitas vezes gratuitos! Portanto, você pode baixar esses materiais, imprimir ou enviar os arquivos ao funcionário. 

Promova treinamentos 

O próprio revendedor pode promover treinamentos para os gerentes, seja por conta própria, seja contratando algum especialista. Isso pode englobar uma série de atividades: segurança, vendas, sustentabilidade, gestão, atendimento, etc. 

Além disso, se o posto investir em um sistema de gestão, é imprescindível que o profissional entenda e domine, pelo menos, algumas funcionalidades desse software. Por isso, a importância de se promover treinamentos específicos. 

Participe de eventos 

Outra forma de capacitar gerentes de postos de combustíveis é por meio de eventos, como palestras, workshops, reuniões e encontros. 

Como os gerentes podem fazer a diferença no negócio? 

Engajamento da equipe 

Será que seus frentistas “vestem a camisa” de sua empresa? Será que estão interessados em venderem mais ou apenas cumprem uma rotina? Enfim, entenda que um posto de combustíveis possibilita negócios muito além dos abastecimentos e seus funcionários são as principais engrenagens para isso. 

No entanto, para conquistar resultados cada vez melhores, é importante engajar e incentivar essas pessoas. Ou seja, não é só enxergar as possibilidades e cobrar resultados. É preciso motivar, fazer acreditar, dar meios viáveis e, principalmente, recompensar. Tudo isso fica mais fácil por meio de um gerente bem capacitado! 

Mais produtividade 

Os gerentes, se bem treinados, podem aumentar a produtividade do negócio de forma incalculável. Como já dissemos, se o revendedor considerar que seu estabelecimento pode gerar muito além dos abastecimentos, o gerente pode ter um mundo de oportunidades a serem trabalhadas. 

Quer um exemplo prático? Quando o cliente chega ao posto, o frentista pode incentivar o abastecimento com gasolina aditivada, explicando brevemente os benefícios e mostrando que o valor compensa. Também pode oferecer uma troca de óleo, de aditivo ou uma ducha. Ou também, convidar para a loja de conveniência para uma promoção especial, oferecer o programa de fidelidade próprio do posto.

Enfim, há um mundo de possibilidades além do abastecimento e cabe aos gerentes dos postos saberem trabalhar isso, incentivando os frentistas a venderem. 

Cultura organizacional 

Ao desenvolver uma cultura organizacional dentro do posto, você possibilita que o gerente se sinta e aja como “dono do estabelecimento”. Isso é fundamental para conquistar a credibilidade e confiança do profissional que, por sua parte, reconhecerá sua importância e valor para o negócio e, por fim, “vestirá a camisa”.

Enfim, valorizar e investir nos gerentes de postos de combustíveis é uma estratégia fundamental que todo revendedor deve proporcionar. Afinal, a ideia é que transformar esse profissional num verdadeiro “braço direito” do revendedor, agregando valores, trazendo resultados e viabilizando uma gestão mais eficiente.  

Por fim, vale lembrar que, hoje, existem sistemas e ferramentas modernas e inteligentes, como Business Intelligence (com gestão de metas e indicadores), programas de fidelidade e aplicativos que possibilitam ainda mais as ações dos gerentes e ajudam o revendedor a tomar as decisões finais de sua gestão. 

Gostou? Quer conhecer alguns postos de combustíveis que inovaram em suas gestões e aumentaram as suas vendas? Então, confira esses cases de sucesso e se inspire! 

 

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