Conhecer os clientes do seu Posto é, com certeza, uma das soluções mais efetivas para aumentar a fidelidade e, consequentemente, a margem do negócio. Você sabe como fazer isso? Quais medidas precisam ser tomadas? Confira a seguir!

Por onde começar para conhecer os clientes de seu posto?

O cliente tem hábitos próprios, por isso, é preciso entender como a base de seus clientes se comporta.

Mesmo que seu posto ainda não tenha investido mais efetivamente em estratégias de marketing, é preciso conhecer seu público de interesse. É preciso saber como identificar os principais aspectos desse cliente: dados como idade, interesses, consumos e necessidades, quando se trata de serviços do posto de combustíveis, ajudam a guiar seus passos e até mesmo sua gestão.

Isso quer dizer que somente conhecendo bem seu cliente e suas preferências em termos de meios e canais de relacionamento você poderá obter o melhor ROI (Retorno sobre Investimento) em suas ações e conseguirá atrair e fidelizar com mais facilidade seu público.

Conhecer os clientes gera melhorias

O comportamento dos clientes faz com que postos mudem sua forma de fazer negócios. Muitos postos de combustíveis ainda se limitam a achar que o único produto sendo vendido é o próprio combustível. E isso não poderia estar mais longe da verdade!

Ao analisar os hábitos de seu cliente, você poderá descobrir que ele busca muito mais do que abastecimento. Informações sobre necessidades e dificuldades dos clientes acabam sendo traduzidas para o mercado na implementação de novos serviços. Prova disso é a alteração das lojas de conveniência, buscando atender o perfil do cliente de forma mais abrangente.

Clientes exigem serviço personalizado

Algo que as mídias sociais conseguiram mostrar é que o cliente atual exige um nível de personalização nos serviços que consome como nunca antes foi exigido. Dependendo do tipo de cliente de seu posto de combustíveis, as prioridades podem ser diferentes. Por isso, vale a pena investir em maneiras de ouvir o que seu público-alvo está dizendo e trabalhar com essa informação.

Muitas vezes, é bem provável que seu cliente nem saiba exatamente do que precisa. No processo de conhecimento do cliente, muitas vezes será preciso também educá-lo e informá-lo sobre serviços que podem interessá-lo. Um novo aditivo no mercado ou um serviço de troca de óleo, por exemplo, podem indicar necessidades para aquilo que o cliente busca.

Treinamento de frentistas

Sem dúvida, os frentistas são essenciais para conquistar os clientes e aumentar a lucratividade do posto. Além de serem o contato direto com o público-alvo, são responsáveis por criar uma identidade positiva entre o estabelecimento e a clientela. Por isso, investir em treinamentos direcionados aos frentistas, como atendimento, correto manuseio e especificações dos produtos disponíveis, agrega valor e aumenta o nível de satisfação dos clientes.

Implantar uma cultura de Gestão de Metas específica para frentistas também é uma ação que gera, certamente, um aumento de vendas e margem para o posto.

Programas de fidelidade para oferecer benefícios

Sem conhecer os clientes, é impossível fazer com que seu posto de combustível cresça. Por isso, a implantação de um Programa de Fidelidade próprio e exclusivo é uma ótima maneira de oferecer os benefícios que seus clientes buscam.

É importante, ao definir os prêmios do programa, manter um equilíbrio entre os benefícios. Afinal, é preciso que tanto seu posto de combustível quanto seu cliente sejam beneficiados nesse processo.

Programas de fidelidade permitem manter as vendas em um bom nível, além de trazerem mais consumidores para seu negócio. Para que tenha sucesso, é preciso conhecer os clientes a fundo. Um sistema de cadastro e monitoramento atualizado faz com que o posto saiba exatamente quais são os clientes que estão sendo retidos e quais precisam ser reativados.

Assuma o controle da informação para conhecer seu cliente

Os programas de marketing das distribuidoras retêm toda a informação do cliente. O revendedor, nessa situação, acaba não conseguindo conhecer seus consumidores da forma que precisava. Assim, a relação com o cliente se torna vaga, afinal, para o cliente, a fidelização é com a bandeira, não com um posto em específico.

A solução para ganhar autonomia e conseguir atrair mais clientes, é ter controle e acesso total a essa informação. Assim, os programas de fidelização próprios e exclusivos para postos de combustíveis podem focar diretamente na relação entre cliente e revenda, sem a interferência de bandeiras.

Com o ClubPetro, por exemplo, o revendedor tem controle e acesso ao banco de dados de seus clientes de forma completa. Assim, é possível realizar campanhas segmentadas, atraindo clientes inativos e aproveitando datas comemorativas.

Lembre-se: os clientes do seu posto de combustível devem ter um ganho real atrelado a um serviço de qualidade. Por isso, conhecer os clientes é a base para que se ofereça produtos, serviços e promoções que estimulem o consumo e a escolha de seu posto de combustível.