As lojas de conveniência no Brasil apresentam grande potencial de mercado e têm se tornado uma alternativa para rentabilizar o negócio dos Postos de Combustíveis.

Segundo dados da Fecombustíveis, este mercado cresce em torno de 15% ao ano. Ao todo, são mais de 5.000 lojas no país, porém, apenas 18% dos postos de combustíveis brasileiros têm lojas de conveniência, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que lideram o ranking.

As distribuidoras, acompanhando essas projeções, têm desenvolvido suas metas de crescimento em números absolutos de lojas que pretendem inaugurar ao longo do seu ano safra e estão, de fato, realizando investimentos nessa área. Mas o revendedor precisa estar atento e levar em consideração alguns fatores essenciais antes de optar por uma loja franqueada.

No texto de hoje, compartilho tudo que você precisa saber de mais importante a respeito do contrato de franquia de loja de conveniência e porque você deve analisar bem antes de optar por assinar um. Me acompanhe ao longo do texto!

Expectativa…

Acredita-se que uma das vantagens do modelo de franquia é o know-how do franqueador, pois seria ele o responsável por estabelecer o mix de produtos, equipamentos a serem utilizados, margem adequada, poder de barganha com os fornecedores, especialmente com as grandes indústrias etc. Também é o franqueador quem deve ser o responsável pelo sistema de gerenciamento, sem falhas e com custo de operação competitivo. Ou seja, um conjunto de atributos essenciais para a o sucesso da loja.

Realidade!

Acontece que, efetivamente, é entregue ao revendedor apenas um modelo de negócio sem qualquer suporte, sem as necessárias informações estratégicas e de gestão. Não há mentoria feita por um profissional com experiência e nem mesmo um auxilio operacional.

Além disso, sabemos que o cliente da conveniência é exigente, busca praticidade, rapidez, produtos e serviços de qualidade, bom atendimento, variedade de produtos, um ambiente agradável e banheiro limpo, o que, por sua vez, torna necessária a busca em excelência ainda mais criteriosa por parte do revendedor. Porém, as distribuidoras só estão preocupadas em alcançar números de unidades e faturamento bruto, sem, efetivamente, buscar a rentabilidade para o revendedor e a qualidade exigida pelo cliente desse setor.

Termos e regras dos contratos

O contrato de franquia de loja de conveniência ainda prevê um custo altíssimo a ser suportado ao longo de anos. Os royalties e a taxa de publicidade são calculados sobre o faturamento bruto das lojas e cada franquia tem suas regras específicas, com regras de isenções sobre tabacaria inalcançáveis. Estou falando em 7% de taxas mensais sobre o faturamento total da loja, que englobam, inclusive, produtos que nem sequer apresentam essa porcentagem de margem.

Além disso, existem ainda regras engessadas, como a obrigatoriedade de compra com fornecedores exclusivos, independente se estes entregam a melhor proposta de valor; há a proibição de negociação com fornecedores locais, o que muitas vezes repercute em problemas logísticos e limitam a oferta; vetam a permissão de cadastro de produtos locais, o que descaracteriza o regionalismo e gera perda de venda de alguns produtos particulares. Dentre outros.

Mas e então, ter ou não ter uma loja de conveniência?

Aderir ou não ao modelo de franquia de loja de conveniência das distribuidoras deve ser uma decisão a ser tomada de maneira criteriosa. Para o revendedor, o contrato de franquia de loja de conveniência só faz sentido se atrelado à outros contratos de fornecimento, que sejam vantajosos para o posto como um todo e, assim, garantam todos aqueles pontos citados acima e que geram valor aos clientes e não só margem de lucro para as detentoras da franquia.

Ter uma loja de conveniências é uma excelente opção para quem busca outras formas de atrair clientes e também outras possibilidades de retorno financeiro. No nosso blog, temos um texto que fala, além dessas vantagens, outras que talvez você nem tenha imaginado. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Se ainda ficar com dúvida, temos outro texto que ilustra o porquê de valer a pena investir nessa estratégia. Clique no link e faça a leitura.

Você viu, ao longo do texto, que é preciso muito estudo e negociação antes de tomar a decisão de colocar uma loja de conveniência em seus postos que esteja ligada à bandeira da sua distribuidora. Se você sentir que ficará nas mãos dela, sem qualquer possibilidade de retorno, pense em outras alternativas, como criar a sua própria conveniência e garantir 100% dos resultados.

Além disso, existem outras estratégias e ferramentas às quais você pode adotar em seu Posto de Combustíveis para garantir retorno financeiro, fidelização de clientes, gestão de vendas, atendimento qualificado, dentre outros. Somos especializados em ajudar o revendedor a conquistar seus objetivos. O ClubPetro já ajudou mais de 700 Postos de Combustíveis em todo o Brasil e o seu pode ser o próximo. Se você quer entender um pouco mais de como trabalhamos e quais são os diferenciais que levamos para o seu posto, preencha o banner abaixo com seus dados e agende uma apresentação gratuita com um de nossos especialistas. Estamos te esperando!

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Maria Luiza Dias

Maria Luiza Dias

Empresária do ramo varejista de combustíveis no Grupo Joma, empresa familiar que atua no ramo de postos de combustíveis, lojas de conveniência, trocas de óleo e lavagem automotiva há 35 anos.
Sou advogada, graduada e pós-graduada em Direito e Administração e no meu dia a dia de trabalho, concilio minha formação nas áreas em que atuo de forma complementar.
Atualmente me interesso pelo desenvolvimento profissional em gestão e liderança. Busco constantemente evoluir minhas habilidades em liderar equipes de alto desempenho.
Acredito que o mercado que atuo precisa inovar e ser estratégico diante de novas fontes de recursos energéticos e este tema é um grande desafio em minha carreira.

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