O nosso blog acaba de ganhar uma categoria nova: é a Descomplicando a Revenda e se trata de uma série de artigos que trarão, além do tradicional conteúdo escrito, mais duas formas de nos relacionarmos com você: através de vídeo e áudio.

Nessa categoria, abordaremos temas como: gestão estratégica, gestão financeira, dicas para você aumentar o faturamento, boas práticas como gestor do seu negócio e muito mais. E a principal novidade é que, além do conteúdo em texto, também traremos, o mesmo conteúdo, em vídeo e em formato de áudio. É isso mesmo! Você poderá assistir ou ainda ouvir o conteúdo todo, onde quiser! Legal, né!? Então, vamos começar!

No primeiro conteúdo da nova categoria, trouxemos um assunto que já havia sido abordado em outra ocasião e, devido ao sucesso e vários pedidos de revendedores de todo o Brasil, resolvemos aprofundar um pouco mais para que você, revendedor, saiba tudo a respeito da Análise ou Matriz SWOT e como poderá aplicá-la em seu Posto de Combustíveis para melhorar a gestão do seu negócio.

Então vamos entrar afundo na Análise SWOT a partir de agora!

Poucos são os instrumentos tão eficazes para elevar a competitividade de uma empresa do que a Análise ou Matriz SWOT: uma ferramenta de gestão que avalia o grau de competitividade frente à concorrência. E você, já fez a Matriz SWOT do seu Posto?

A Matriz SWOT é dividida em 4 partes ou quadrantes:

  • Forças (Strengths).
  • Fraquezas (Weaknesses).
  • Oportunidades (Opportunities).
  • Ameaças (Threats)

Com ela, você é capaz de analisar os pontos positivos e negativos do seu negócio e de como eles se relacionam com a concorrência, além de colocar sob investigação como você estabelece uma vantagem e um diferencial com relação aos concorrentes e de que forma eles podem colocar em risco sua posição no mercado.

Vamos entender melhor:

1. Forças (Strengths): para identificar suas forças, o revendedor deve refletir sobre os pontos fortes do negócio, olhando-o internamente, ou seja, aquilo que se apresenta como uma vantagem competitiva. Exemplo de 5 forças:

Localização.
Bandeira branca – competitividade.
◦ Bandeirado – credibilidade.
◦ Vender produtos de necessidade básica.
◦ Possibilidade de serviços adicionais.

 2. Fraquezas (Weakness): ao observar a sua realidade atual, é preciso identificar tudo aquilo que o coloca em desvantagem e que, como consequência, o leva a perder vendas e clientes, além de gerar maiores gastos. Continue olhando internamente o seu negócio. Exemplo de 5 fraquezas:

◦ Concorrência canibal – baixa margem.
Dependência da distribuidora.
◦ Experiência ruim do usuário.
◦ Amadorismo de gestores.
◦ Produto commodity.

3. Oportunidades (Opportunities): no momento de analisar as oportunidades, sua visão precisa estar ao futuro, olhar agora para o mercado e não o seu negócio, é importante que tenha metas traçadas de forma bem detalhada.
Então, agora cabe responder: para onde elas o levarão? Que lacunas o mercado oferece e que você pode explorar, seja inovando ou oferecendo algo melhor do que o seu concorrente faz hoje? Exemplo de 5 oportunidades:

CRM – Banco de dados próprio, conhecer os hábitos de seu cliente.
◦ Posto âncora – criar um centro de serviços e lojas ao redor.
◦ Tecnologia.
Fidelização de clientes.
◦ Término de contrato com a distribuidora.

4. Ameaças (Threats): novamente para o mercado, é chegada a hora de avaliar, entre as suas vulnerabilidades, quais podem ser exploradas pelos postos concorrentes. Será que eles podem apresentar uma ideia melhor que a sua, ser mais inovadores, atender melhor ou superá-lo em qualidade?

Carros elétricos, híbridos.
Verticalização do mercado.
◦ Legislação ineficaz contra os devedores e desonestos.
◦ Oligopólio das distribuidoras.
◦ Fake news – internet.

Sem dúvidas, a Matriz SWOT é uma das ferramentas mais importantes para o entendimento do cenário que sua empresa está inserida e os fatores necessários para o planejamento estratégico do seu posto. É importante a análise de eixos conjuntos, comparando as forças do seu posto com as fraquezas identificadas, assim como analisar as oportunidades em contrapartida às ameaças existentes.

Observar o eixo positivo composto por forças e oportunidades frente ao eixo negativo de fraquezas e ameaças é fundamental para a confecção de um plano de ação capaz de entregar os resultados esperados pelo seu posto, mas vou deixar esse assunto para o próximo texto, enquanto isso, pense sobre a Matriz SWOT e o aplique no seu posto, você só tem a ganhar!

Faça como mais de 700 Postos em todo o Brasil! Agende agora uma conversa com um de nossos especialistas!