Criar uma dinâmica de metas para postos de combustíveis é, com certeza, algo que pode revolucionar os resultados de qualquer revendedor. Por insegurança ou falta de acompanhamento especializado, muitos empreendedores não aplicam ou fazem incorretamente esta dinâmica.

Para evitar isso, no post de hoje, você saberá como a gestão de metas de seu posto de combustível pode ser melhorada. Confira a seguir.

Afinal, o que é uma dinâmica de metas?

Quando se fala em gestão de metas, o pensamento recorrente é o planejamento de como atingir determinado objetivo. No cenário de um posto de combustível, isso pode significar desde o aumento das vendas até uma maior visibilidade para a sua marca.

Algo que precisa ser lembrado na dinâmica de metas é sua implementação na cultura da empresa. Um planejamento concentrado apenas em setores da administração não sobrevive à realidade cotidiana do negócio. Por isso, é preciso contar com ferramentas e táticas que auxiliem a gestão e seus colaboradores a terem sucesso de modo mais amplo.

Com uma dinâmica de gestão de metas, é possível administrar seu posto de forma muito mais estratégica. Assim, à medida em que novos objetivos são cumpridos, é possível direcionar incentivos e novas formas para otimizar o desempenho de sua equipe e os resultados de seu negócio.

Como criar uma dinâmica de metas para postos de combustíveis?

O primeiro passo é definir quais são os indicadores das metas. Ou seja, é preciso identificar quais são os valores que devem ser alcançados. Para isso, é preciso que haja uma forma eficiente de coletar e organizar os dados necessários. Quantos abastecimentos estão sendo realizados? É possível mensurar a fidelidade da clientela de seu posto? Informe-se!

Um posto de combustível, por exemplo, se beneficiaria com informações de comportamento de consumo de seu público. Sabendo quais indicadores devem ser priorizados, é preciso saber como apresentá-los de forma clara e facilitada para sua equipe.

A dinâmica de metas, geralmente, percorre as seguintes etapas:

  • Identificar e definir os indicadores relevantes para sua meta.

  • Definir os valores objetivos, quem deve ser motivado e premiado.

  • Estabelecer o modelo da meta: individual ou em grupo.

  • Reunir a equipe diariamente para apresentar resultados, dados e futuros objetivos.

  • Acompanhar o desempenho da equipe e monitorar sua performance.

Nesse processo, é importante lembrar de que a dinâmica de meta não se resume a, simplesmente, jogar números a esmo. Uma verdadeira cultura de metas exige uma equipe preparada, treinada, que compreenda seus indicadores e que saiba o que deve ser feito para abordar seus clientes de maneira adequada, gerando valor a eles.

O cumprimento de metas contribui para o crescimento de seu posto, seu atendimento, redução de custos e, claro, a autoridade e relevância de seu posto de combustível em relação à concorrência.

Como acompanhar as metas de seu posto de combustível

Com uma dinâmica dessas colocada em prática, é preciso que sua gestão tenha acesso ágil e fácil ao desempenho da empresa. Para acompanhar seus objetivos, é recomendado que sua gestão:

  • Utilize metodologias eficientes para mensuração: é preciso que a meta seja apresentada e incentivada junto à sua equipe. Metodologias como a OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) servem como um bom termômetro para mensurar seus objetivos.

  • Planeje com antecedência: as ações que serão definidas dependem de informações precisas e impactam todo o processo. Por isso, é importante defini-las antes de implementar o controle de meta para frentistas e demais colaboradores.

  • Saiba estabelecer prazos: o tempo necessário para o cumprimento de seus objetivos afeta diretamente na motivação da equipe e na conquista de resultados. É importante, portanto, ter disciplina para estabelecer e cumprir prazos.

  • Organize um plano de incentivos: os colaboradores, para serem motivados a cumprir em uma meta, podem receber uma premiação de acordo com os objetivos cumpridos. Bônus, descontos e outras recompensas podem ser atraentes para sua equipe se superar e cumprir objetivos.

Considerações finais

Gerhard Erich Boehme já dizia que “quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano”. Assim, estabelecer um plano de metas torna determinados desafios mais previsíveis e a conquista de resultados melhores ainda mais facilitada.

A dinâmica de metas é um processo orgânico. Mesmo com etapas bem definidas e um planejamento estruturado, é preciso saber trabalhar com as mudanças e tendências que surgem no longo prazo.

Para acompanhar o desempenho de seus frentistas, o ClubPetro fornece um software que pode auxiliar em toda a gestão de meta. O software oferece o controle de todo o banco de dados dos clientes, permitindo que postos de combustíveis ganhem autonomia no processo.

Não existe uma fórmula mágica para atingir resultados. No entanto, estruturar e organizar uma dinâmica de metas é possível, sobretudo quando se conta com ferramentas especializadas. O ClubPetro permite que programas de fidelidade, integrados com as metas, gerem benefícios para seu posto e seus clientes.

Você gostaria de saber mais sobre como aumentar as vendas de seu posto de combustíveis? Quer começar já a criar a dinâmica de metas para seu posto de combustível? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!

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