Sim, vale bastante a pena. Mas vamos nos aprofundar mais no assunto. Por que, exatamente, você precisa oferecer várias formas de pagamento em um posto de combustível?

Segundo o site Sebrae Mercados, em 2013, o uso de meios eletrônicos para pagamentos ultrapassou, pela primeira vez, o uso do dinheiro vivo. Espera-se que em 2018 eles sejam usados em metade das compras dos brasileiros.

Diversificar a forma como você recebe dinheiro também influencia o quanto você fatura ao longo do mês. Postos com mais opções e uma estrutura adequada para atender a todos esses clientes costumam ter uma margem de lucro bem maior do que a de seus concorrentes. E para se destacar no mercado, é sempre bom estar um ou dois passos à frente.

Vantagens em oferecer várias formas de pagamento

1. Mais opções para os clientes

A maioria das pessoas que passam por um posto de combustível pode ter mais de uma forma de pagar pelo serviço, mas sempre preferem uma maneira ou outra. Tem gente que não paga nada em dinheiro, apenas débito ou crédito. Se elas forem até o seu estabelecimento e virem que não podem usar o método de sua preferência, é provável que evitem o seu posto no futuro.

Ao oferecer mais opções, você elimina esse problema. Não será mais necessário se preocupar se os seus clientes estão dispostos a pagar sempre em dinheiro. Se eles perguntarem se você aceita tal método de pagamento, seja para o serviço que for, é só dizer “sim”.

2. Evitar perda de vendas

Da mesma forma que algumas pessoas preferem um determinado meio de pagamento, outras não têm opções. Ou elas pagam de tal forma ou não têm como pagar — você certamente não gostaria de ficar com a última opção. Mas se você oferece variedade nas formas de pagamento, não terá de se preocupar com isso.

Além disso, se o seu posto for o único que oferece esses meios de pagamento, você se tornará a melhor opção para vários clientes naquele local, ou seja: uma chance de aumentar as vendas. Aceitar cartão de crédito pode se tornar o seu diferencial diante de alguns concorrentes, o que pode ser o suficiente para te deixar ainda mais à frente.

3. Aumento do faturamento

Como você já deve ter notado, mais opções significam mais pagamentos, que equivalem a mais lucros. No fim das contas, investir no seu negócio para aceitar outras formas de recebimento não vai custar muito. Pelo contrário: vai garantir muito mais rentabilidade ao longo do mês.

Claro que, para fazer esse investimento, você vai precisar saber quais são os métodos que seu público prefere. Uma rápida pesquisa de opinião pode resolver completamente esse problema.

Como criar seu programa de fidelidade

Formas de pagamento que você deve sempre incluir na sua lista

Em junho de 2017, o presidente Michel Temer sancionou a lei que permite aos comerciantes cobrarem preços diferenciados pelo mesmo produto, levando em consideração a forma de pagamento usada. Independentemente do tamanho do seu posto de combustível, há algumas formas de pagamento que são indispensáveis. Especialmente se você pretende diversificar sua base de clientes e crescer no ramo. Confira:

1. Cartões de crédito e débito

Fazer pagamentos via cartão de crédito e débito se tornou muito comum hoje em dia. Muitas pessoas não gostam de carregar muito dinheiro vivo, nem de pagar taxas de saque para continuar preenchendo a carteira. Usar apenas o cartão é bem mais prático e seguro.

Não oferecer essa forma de pagamento pode reduzir a menos da metade o seu público possível. Mesmo que você precise pagar uma taxa para poder manter a máquina do cartão, você ainda terá mais lucro se não tiver de recusar todos esses clientes. Faça as contas e você verá que vale muito mais a pena fazer o investimento.

2. Pagamento mobile

Não é a mais frequente das formas de pagamento, mas pode ser bem útil em alguns momentos. Existem várias pessoas que utilizam aplicativos e créditos de celular para fazer pequenos pagamentos, especialmente se não há nenhum caixa por perto para sacar dinheiro. Dependendo de quais serviços extras você oferece e do tipo de público que você atende, esse método de pagamento pode render alguns clientes extras — e, quem sabe, até fidelizá-los!

Não é muito difícil conseguir esse tipo de pagamento: algumas operadoras vinculam esse serviço a alguma bandeira de cartão. Também é possível se cadastrar em aplicativos de pagamento disponíveis no mercado. Da mesma forma que o cartão de crédito, o custo de investimento pode ser bem menor do que o retorno.

3. Boleto bancário

Esse é um caso especial. Boletos são normalmente usados para compras maiores, mas para as quais o comprador não pode utilizar um cartão de crédito ou débito. É uma solução democrática e simples para a maioria dos clientes. Você talvez tenha vendas maiores para fazer dentro do seu posto de combustível.

Por exemplo: manutenção regular, calibragem, pagamento adiantado por combustível, alimentação, conveniências etc. Muitas coisas que são utilizadas por quem precisa passar muitos dias na estrada, seja a negócios ou apenas viajando. Aceitar que alguém pague por serviços em boleto, adiantadamente, pode fazer toda a diferença.

4. Vales de empresas de transporte

Falando em “dias na estrada”, caminhoneiros e entregadores podem ser alguns de seus clientes mais frequentes. Eles sempre precisam de um lugar para descansar, reabastecer, alimentar, recuperar as energias e voltar para mais algumas horas atrás do volante. Para cobrir todas essas despesas, as empresas contratantes oferecem um cartão pré-pago ao seu caminhoneiro.

Aceitar esse tipo de pagamento é praticamente obrigatório em muitos postos. Os caminhões precisam consumir muito mais combustível do que qualquer carro comum, enquanto o motorista precisa estocar para vários dias, possivelmente sem encontrar mais ninguém na estrada. Realmente, não há motivo algum para perder essa oportunidade de lucro quando ela surge. E garantir que esse público continue voltando, a partir de um bom relacionamento, é extremamente válido.

Vale lembrar, também, que o posto precisa informar — com faixas e placas, por exemplo — quais os modos de pagamento aceitos, segundo os artigos 6º III, 31 e 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Agora você entende que oferecer várias formas de pagamento em seu posto de combustível pode aumentar suas chances de fidelizar um cliente. E se você tem clientes fiéis, por que não aproveitar essa vantagem ainda mais? Entre em contato e conheça o software de fidelidade para o seu posto! Tire todas as suas dúvidas e veja como nossas ferramentas podem alavancar seu negócio.