As metas são parte fundamental de qualquer empresa, independentemente do produto ou serviço que ela produz ou presta. Sendo assim, o fato é que postos de combustível também precisam de gestão de metas se quiserem crescer e ter mais sucesso.

Neste post, vamos entender o que de fato é gestão de metas, como ela pode ser vantajosa para o seu negócio e como colocá-la em prática. Acompanhe!

Em que consiste a gestão de metas?

Dentro de uma empresa, as metas têm como finalidade direcionar as ações dos colaboradores em busca de um objetivo de negócio, como aumentar a visibilidade do seu posto de combustível, conseguir mais clientes ou vender mais de um determinado produto. Dessa forma, fica claro como o trabalho de cada um é importante para que todos alcancem juntos os resultados esperados.

Nesse cenário, a gestão de metas aparece como uma maneira de gerir os funcionários, suas tarefas e os recursos financeiros, de modo que os funcionários fiquem alinhados em relação ao mesmo objetivo e consigam cumprir as atividades atribuídas a cada um eles.

Quais são as vantagens de uma gestão de metas?

Uma gestão de metas leva diversos benefícios para as empresas, especialmente quando é feita de forma eficiente (continue lendo para saber dicas de como gerir metas com sucesso). Listamos abaixo algumas das vantagens mais significativas.

Melhor atendimento

Quando os frentistas sabem que precisam se empenhar para melhorar seus resultados, eles se concentram em fazer um bom trabalho. Isso ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, já que os funcionários passarão a atendê-los com mais atenção e agilidade, além de recomendarem serviços sempre que for necessário — deixando o consumidor à vontade para recusar, se for o caso.

Eliminação de desperdícios

Outra consequência de trabalhadores mais concentrados é a menor ocorrência de erros, como abastecer com um valor errado ou colocar gasolina aditivada quando o cliente pede a comum, por exemplo. Esse tipo de desperdício será muito mais raro e os casos de consumidores insatisfeitos que deixarão de ser fiéis ao seu posto dificilmente vão acontecer.

Crescimento

Por último, a vantagem principal da gestão de metas: o crescimento do negócio. Com um planejamento adequado, metas claras e realistas e um acompanhamento constante, a empresa terá ótimas condições de alcançar o propósito que deseja.

E por falar em planejamento, vamos entender, a seguir, como gerenciar metas da melhor maneira possível.

Como colocar a gestão de metas em prática?

Vejamos agora algumas dicas de como você pode fazer uma boa gestão de metas.

Determine métricas e indicadores — e acompanhe-os

Para saber se a equipe está se aproximando do objetivo ou não, é necessário acompanhar o desempenho de todos os seus integrantes com frequência. Se algum deles estiver com problemas para alcançar as metas, procure entender o que está acontecendo e proponha uma solução.

Lembre-se de deixar as metas visíveis em um lugar ao qual os colaboradores tenham acesso constante e incentive-os a cumprir metas diárias, para que tenham disciplina e não percam a determinação de todos os dias chegarem mais perto do objetivo.

Sendo assim, alguns indicadores que você pode acompanhar para avaliar a performance do seu time são:

  • número de abastecimentos;
  • porcentagem de vendas com mais de 20 litros;
  • porcentagem de vendas com gasolina aditivada;
  • índice de fidelidade.

Vale lembrar que não basta estipular uma meta para o frentista e esperar que ele descubra sozinho como conseguir. Algumas ações requerem treinamento apropriado, como preparar os funcionários para oferecerem gasolina aditivada aos clientes, explicando seus benefícios e mostrando que vale a pena pagar um pouco mais para ter acesso a essas vantagens.

Guia completo de criação de metas em postos

Use a metodologia OKR

A sigla OKR vem do inglês, Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-Chave. Aqui, os objetivos representam o que a empresa deseja alcançar e os resultados-chave são a forma de medir se você está próximo ou distante do seu objetivo.

Os OKRs têm a seguinte forma:

Aumentar as vendas nos postos de combustíveis

  • Aumentar em 10% o número geral de abastecimentos.
  • Aumentar em 3% o número de abastecimentos maiores que 20 litros.
  • Aumentar em 10% a número de abastecimentos com gasolina aditivada.
  • Aumentar em 5% o número de fidelização de clientes.

Devido à sua simplicidade, os OKRs aumentam a clareza em relação às metas e estimulam a equipe a colaborar entre si — afinal, não é possível atingir o objetivo sozinho.

Faça um planejamento das ações

Depois de definido o objetivo e as metas, é preciso determinar como será possível alcançá-las. Para isso, entra em cena o plano de ação, um documento que vai guiar os funcionários em relação ao que devem fazer para se manterem no caminho do cumprimento de suas metas.

Defina prazos

Sem um prazo, os colaboradores se distanciarão das metas. Por isso, é preciso estabelecer a importância de elas serem cumpridas dentro do limite estipulado e cobrar o bom desempenho da equipe dentro desse tempo.

Procure sempre respeitar os próprios prazos para dar o exemplo e jamais estabeleça datas muito apertadas para não desmotivar o time. Se não houver uma cultura de respeito aos prazos, será difícil alcançar as metas para objetivos futuros.

Ofereça prêmios aos funcionários

Uma alternativa interessante para motivar os seus colaboradores a atingirem as metas é oferecendo recompensas para aqueles que tiverem o melhor desempenho ou para toda a equipe, dependendo da situação das finanças e do prêmio escolhido.

Alguns dos tipos mais comuns de incentivo são:

  • bônus no final do mês;
  • jantar em um bom restaurante;

Essas medidas não são fáceis de implementar, mas com a prática você vai notar que elas valem a pena e trazem resultados concretos. São ações que não só levarão a sua empresa ao crescimento, como também farão de você um empresário mais preparado para liderar mudanças que realmente levem ao sucesso do seu negócio!

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