A gestão de postos de combustíveis precisa ter um cuidadoso planejamento, para que possa ser eficiente, lucrativa e igualmente muito segura. O revendedor deve prezar pela implementação das melhores práticas de gestão no seu dia a dia.

Ao longo deste artigo, apresentaremos dicas para ajudar você a gerenciar o seu posto da melhor forma possível. Boa leitura!

A importância e os benefícios de uma boa gestão de postos de combustíveis

Assegurar uma gestão organizada em termos financeiros, técnicos e administrativos é essencial a todos revendedores, que precisam ter uma visão direcionada para garantir operações rentáveis e transparentes, que impulsionem o crescimento da empresa e proporcionem lucratividade.

Com uma boa gestão, fica mais fácil mensurar os resultados produzidos pelo posto e viabiliza ao gestor a possibilidade de controlar os gastos, reduzindo custos.

Desse modo, torna-se viável efetuar comparações e análises entre os meses e fazer a identificação das condições em que o posto se encontra, antes e depois da implementação de uma série de medidas.

As melhores dicas para fazer uma boa gestão de postos de combustíveis

Veja as 5 melhores dicas de como fazer uma boa gestão de um posto de combustível.

Efetue um rigoroso controle sobre os impactos ambientais

Um posto jamais pode se esquecer do meio ambiente.  Existem resoluções e normas que regulamentam e impõem que essa modalidade de empreendimento demonstre e pratique ações em prol da questão ambiental, demonstrando preocupação e, assim, legitimando sua existência.

É fundamental que o posto tenha uma gestão ambiental rigorosa, que reduza e amenize os problemas relacionados à poluição, como o vazamento de combustíveis.

Um exemplo de como controlar os riscos ambientais é checar frequentemente as bombas e as válvulas, além de elaborar um plano de contenção, na eventualidade da ocorrência de algum problema de grandes proporções, como uma explosão.

Aprimore o atendimento aos clientes

Você certamente está ciente de que o nível de atendimento realizado em seu estabelecimento é uma das principais razões para que alguém volte ao seu posto. Sendo assim, é simplesmente crucial dedicar uma dose especial de atenção e empenho a esse quesito.

O momento do atendimento ao cliente é justamente o mais perfeito para o posto oferecer e vender uma série de outros produtos e serviços, como palhetas de para-brisa, aditivos, lubrificantes, trocas de óleo, lavagem completa do veículo e assim por diante.

Os frentistas, diante desse contexto, podem e devem ser treinados com excelência, atualizando e aprimorando suas técnicas, competências e habilidades de atendimento. São eles que transmitirão uma imagem positiva do negócio e, assim, conquistar e fidelizar clientes, ganhando confiança, credibilidade e simpatia deles.

Invista em segurança

Os postos de combustíveis são um tipo de estabelecimento comercial muito visado pelos criminosos. Isso é ainda mais forte no caso dos postos localizados mais afastados dos centros urbanos ou que funcionam 24 horas.

Em vista disso, a gestão deve, obrigatoriamente, investir na implementação de medidas de segurança. Essas medidas precisam visar a segurança do patrimônio, dos funcionários e dos clientes.

Esses itens de segurança podem ser, entre outros exemplos:

  • equipamentos de segurança;
  • alarmes;
  • câmeras;
  • vigilância na movimentação;
  • guardar pouco dinheiro em caixa.

Um exemplo simples e eficaz de segurança em postos é o que acontece em Itabira, interior de MG. Revendedores e Polícia Militar do município se uniram e criaram um aviso em formato de adesivo ou topo de bomba, onde exigem que motociclistas retirem seus capacetes ao parar as motos próximas às bombas. Já contamos aqui no blog como essa medida reduziu a 92% o índice de assaltos nos postos.

Aposte na loja de conveniência

Ter uma loja de conveniência em seu posto é uma excelente forma de ampliar o mix de produtos e serviços, podendo gerar ótimos lucros. Mas vale lembrar que, para que seja de fato rentável, é preciso que seja bem gerida e administrada.

Tenha em mente que esse tipo de negócio é uma espécie de plus, de acréscimo em relação às atividades prioritárias do posto. Dessa forma, a loja de conveniência precisa ser bastante atrativa e interessante.

Um bom design, aliado a uma identidade visual marcante, certamente chama a atenção do consumidor. O planejamento das gôndolas e a disposição dos produtos despertarão a vontade de consumo pelo cliente.

Monitore os indicadores de desempenho

Depois de todas essas e muitas outras práticas de gestão, é essencial que se aplique indicadores de desempenho e se faça o devido monitoramento deles.

É dessa maneira que será possível acompanhar os resultados obtidos pela sua empresa e, com os dados em mãos, tomar decisões mais ágeis e eficientes.

Os impactos positivos de uma boa gestão de postos de combustíveis são inúmeros. É por meio de uma gestão eficaz que o empreendimento terá plenas condições de se manter e de expandir os negócios, se tornando cada vez mais próspero.

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