Muitos revendedores têm tudo o que precisam para decolar nas vendas: ferramentas corretas, bom quadro de pessoal, força de vontade e mercado consumidor. Porém, quando as finanças não são registradas e controladas, fica mais difícil a tomada de decisões acertadas. Dessa forma, a gestão financeira pode te ajudar (e muito) no planejamento estratégico. Mas afinal, você sabe a importância de uma boa gestão financeira para Posto de Combustíveis?

Essa gestão envolve tudo o que é relacionado às finanças: despesas fixas e variáveis, investimentos, fluxo de caixa, faturamento, capital de giro, etc. É importante ter controle e quantificar essas variáveis de forma que os dados possam ser aproveitados na tomada de decisões. Diante disso, vamos aprender algumas dicas para ter uma boa gestão financeira em seu posto de combustíveis?

Conheça seu fluxo de caixa: a primeira dica é a mais simples, porém de grande relevância: conheça seu fluxo de caixa, ou seja, entenda para onde seu dinheiro vai. Você precisa saber toda movimentação financeira dentro do seu posto, desde os lucros até o pagamento do salário dos frentistas. Tudo que entra e tudo que sai precisa ser registrado, dessa forma os dados estarão disponíveis para futuras análises.

Controle o estoque: Você controla seu estoque ou você vai pela “sensação” de estar faltando ou sobrando produtos? O controle de estoque existe para mostrar quantos produtos estão disponíveis e evita a situação constrangedora do cliente pedir o produto e o posto não possuí-lo. Registre, dê baixa e faça o acerto de estoques. Os clientes ClubPetro podem fazer o controle de estoque no próprio sistema.  

Saiba sobre as despesas fixas e variáveis: as despesas variáveis estão diretamente relacionadas com a produção/volume produzido, por exemplo a comissão de vendas. As despesas fixas são aquelas que não sofrem alteração em função da produção, como aluguel, salários e conta de luz. Então, planeje os gastos com as despesas fixas e se prepare para o futuro.

Gestão de Crises:  visa reduzir prejuízos em momentos delicados e anormais da produção. Seja próximo do seu fornecedor, seus colaboradores e mais ainda dos seus clientes. Quando acontece uma situação de anormalidade, esteja pronto para fazer uma negociação e tentar um acordo que seja bom para todas as partes. Lembre-se sempre de buscar o menor prejuízo financeiro e moral.

Invista! É importante pensarmos que investir em algo ou em alguém é depositar confiança ou recursos financeiros, esperando um resultado positivo no futuro. Se lhe surgir uma ideia inovadora que ainda não existe no mercado, aproveite! Invista em tecnologia, pois o mundo e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Não fique para trás, seja observador quanto ao mercado e ao comportamento de seus clientes.

Conheça, pesquise e aprenda. Essas três palavras devem andar juntas e estar sempre presentes na sua cabeça. Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a tocar o negócio com sucesso, então conte com o ClubPetro nessa jornada de aceleração de resultados.

Agende agora uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como aumentar as vendas do seu Posto!