Um posto de combustíveis pode ser um negócio extremamente lucrativo. Entretanto, por melhor que seja um produto ou serviço, ele não se vende sozinho. Principalmente por haver uma grande variedade de postos espalhados pelas cidades, é fundamental investir com inteligência em diferenciais, como o impacto visual causado pela boa aparência de seu negócio.

Isso é algo simples de ser realizado, mas nem todo mundo sabe por onde começar ou quais questões merecem mais atenção. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre a aparência do posto e sua importância para alcançar o merecido sucesso. Confira!

1. Garanta os cuidados gerais

O ramo de postos de combustíveis está repleto de empresários que não dão atenção às características mais básicas de seu espaço. Paredes com pintura descascando, portas estragadas, sinalização ruim, entre outras. São vários os itens que, por mais simples que pareçam, mudam totalmente a aparência do posto.

Crie o hábito de avaliar periodicamente a pintura das paredes e do chão do posto. Não deixe que o ambiente desenvolva uma aparência que indique sujeira e malcuidado. O primeiro passo para que um cliente confie na qualidade do produto que uma empresa vende é constatar que o local está limpo e preservado.

Substitua itens danificados ou quebrados e fique atento às áreas de circulação de clientes, como o caixa e até mesmo os banheiros.

2. Destaque sua marca

É essencial não só preservar, mas também dar o devido destaque à sua marca. Caso ela esteja suja ou mal localizada, o cliente não se lembrará do seu posto. E isso significa que ele só voltará por mero acaso.

Invista em outdoors localizados nos pontos de maior visibilidade do seu estabelecimento. Lembre-se de considerar as características do trânsito na região e calcular em que ponto ele será melhor visto por quem passa. E jamais deixe-o sujo ou com a pintura saindo.

Muitas vezes, a exposição da marca é o diferencial que faz com que o motorista lembre-se de que precisa abastecer.

3. Fique atendo à iluminação

Um estabelecimento bem iluminado remete diretamente a um local seguro. Isso vale tanto para o posto quanto para os pontos de exposição da sua marca. Afinal, é fácil entender que ninguém se sente atraído a parar seu veículo em um posto escuro.

Invista em lâmpadas de qualidade e mantenha o local sempre bem iluminado. Considere a utilização de lâmpadas de LED, pois, além de serem mais econômicas e duráveis, são mais eficazes. E não se esqueça dos outdoors!

Quem dirige a noite costuma ser guiado, basicamente, pelas luzes de trânsito. Se possível, instale placas iluminadas ou com pintura reflexiva. Não dá para arriscar perder um cliente pela de visibilidade noturna do posto.

 

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4. Estabeleça entradas e saídas acessíveis

A disposição dos carros dentro do estabelecimento interfere diretamente na experiência do cliente enquanto está abastecendo. Não há nada pior que um motorista que entra em um posto de combustíveis e não sabe exatamente para onde deve ir. Alinhamento ruim das bombas ou entrada numa posição muito desfavorável transforma o ato de abastecer em um momento de estresse.

É fundamental facilitar o acesso às bombas e sinalizar claramente qual é o combustível disponível em cada uma delas. O motorista deve saber de forma intuitiva para onde ir, como se conhecesse o posto há anos.

Evite, também, colocar a saída muito perto da entrada. O trânsito de veículos acaba gerando situações desconfortáveis para a circulação dos clientes e pode até causar acidentes.

5. Forneça uniformes à equipe de funcionários

Você já passou pela situação de entrar em uma loja para comprar algo e não saber identificar os funcionários? Se sim, com certeza sabe da confusão que isso causa. Portanto, forneça uniformes e crachás que sejam de fácil identificação, além dos equipamentos de segurança necessários.

Isso ajuda na dinâmica do funcionamento do posto e atrai mais clientes. Assim que um veículo entra no posto, o motorista identifica prontamente com quem conversar.

E não se esqueça de expor nos uniformes a sua marca. A experiência tida pelos clientes será relacionada ao seu posto e ele estará mais propenso a voltar para abastecer novamente.

6. Mantenha organização

Um posto de combustíveis possui uma infinidade de objetos e equipamentos destinados a diferentes tarefas, desde baldes e panos até máquinas de cartões e itens do caixa. De nada adianta criar um espaço intuitivo de movimentação para os veículos se sua equipe não mantém a organização, deixando objetos espalhados em locais onde não deveriam estar.

Por isso, manter o posto bem organizado causa uma ótima impressão quanto ao seu funcionamento. Além de mostrar de forma clara aos clientes que o serviço é realizado de forma séria, essa ação elimina o risco de perda de equipamentos importantes, como as máquinas de cartão, ou mesmo o atraso no atendimento.

A organização é um dos pilares de sustentação de uma equipe eficiente. Por melhor que sejam os profissionais, um ambiente bagunçado atrapalha o seu serviço. E quando o assunto é um posto de combustíveis, vale lembrar que toda a dinâmica interna está visível aos clientes. Já imaginou se o cliente não consegue realizar o pagamento simplesmente porque o frentista não encontra a máquina de cartão?

Por isso, aposte em treinamentos que tornem os funcionários mais disciplinados e organizados.

7. Invista em comunicação visual

Uma comunicação visual eficiente é aquela que faz o cliente se sentir naturalmente atraído pelo seu produto. A pintura de faixas pode colaborar para facilitar a identificação das áreas de circulação e parada dos veículos para abastecimento. Cuidados como a retirada dos lixos e limpeza do piso também são diferenciais para que o motorista se sinta mais à vontade.

Além disso, o próprio marketing está atrelado a essa questão. Desenvolva panfletos, cartões, cartazes e faixas que indiquem promoções e prêmios eventualmente oferecidos pelo seu posto. A criação de um programa de fidelidade é outra ferramenta extremamente interessante para que sua marca se consolide entre os clientes.

Fique atento a essas dicas para que seu posto atraia mais clientes por meio de um impacto visual positivo!

Gostou do post? Então, deixe seu comentário e nos diga qual o diferencial do seu posto de combustíveis!