loja de conveniência
Finanças em Postos de Combustíveis, Gestão

Loja de conveniência faz diferença em um posto?

Artigo escrito por Breno Pires
Por Breno Pires
Criado em 22/05/2017, atualizado em 27/05/2020

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, uma loja de conveniência é uma ótima opção para os postos de combustíveis. São muitas as vantagens aos revendedores, e elas vão desde o aumento no número de clientes, até o crescimento da lucratividade do negócio.

Claro que antes de tomar a decisão de abrir uma loja de conveniência, o revendedor deve levar em consideração fatores como a logística, a localização, os clientes em potencial, o investimento necessário, o tempo médio de retorno, entre outros pontos.

É por isso que se torna necessária a realização de um plano de negócios, para saber se essa é a melhor opção no momento. Porém, saber mais sobre esse tipo de estratégia pode te deixar mais interessado.

Então, se você é revendedor, confira neste texto alguns benefícios das lojas de conveniênicas.

Mais clientes em seu posto

As pessoas andam cada vez mais apressadas e cheias de compromissos, isso percebemos todos os dias e em todos os lugares. Por esse motivo, elas enxergam as lojas de conveniência como opções muito mais práticas e rápidas quando precisam comprar algo para comer ou beber, por exemplo.

Agora coloque-se no lugar do cliente. Ele precisa abastecer o veículo e comprar algo rápido para comer. Se as duas situações podem ser resolvidas no mesmo lugar, as chances de ele escolher o seu estabelecimento são bem maiores, não é mesmo?

Além disso, uma coisa sempre leva a outra. Caso o cliente tenha parado apenas para comprar algo na loja de conveniência, pode aproveitar que já está lá e abastecer o carro.

As lojas de conveniência também costumam ser adotadas pelos clientes como pontos de encontro, um lugar para passar o tempo antes de um compromisso ou um local para lanchar de madrugada, pois grande parte delas funciona 24 horas. 

Clientes fidelizados

Todos nós sabemos que um bom atendimento faz muita diferença na hora de fidelizar um cliente. Com uma loja de conveniência em seu posto de combustíveis, você e sua equipe têm ainda mais chances de fazer um bom trabalho e garantir que o cliente volte sempre.

Oferecer produtos diversificados, boas marcas, estar atento às demandas e ao que as pessoas mais buscam nesse tipo de estabelecimento também é uma ótima forma de se tornar a primeira opção dos seus clientes.

Tudo isso aliado a um bom atendimento, com respeito e cordialidade, fazem com que o consumidor se sinta à vontade e associe tudo isso ao seu posto de combustíveis também. A equipe deve estar sempre bem treinada e alinhada para superar as expectativas do seu público e proporcionar uma ótima experiência.

Fazendo um bom trabalho, você terá clientes fiéis em ambos os negócios.

Oportunidade de diferenciação

As lojas de conveniência conquistam públicos bem diversificados. Podem ser jovens que usam o local como ponto de encontro antes de ir a uma festa, pessoas que vão à loja após o trabalho para tomar um café ou comprar algo rapidamente antes de ir para casa, quem foi abastecer o carro e lembrou que precisava de algum item que pode encontrar na loja, etc.

Identificar qual é o público principal da sua loja de conveniência, baseado principalmente na localização, vai ser muito importante na hora de desenvolver uma estratégia para o estabelecimento.

É nesse momento que a sua loja de conveniência pode se diferenciar das concorrentes, pois, sabendo qual é o seu público principal, você pode criar um ambiente convidativo e personalizado a eles.

Mudanças no mobiliário, na decoração, nos produtos oferecidos e até promoções podem fazer a diferença e atrair o seu público. A ideia é deixar o lugar bem confortável, para que eles passem mais tempo e, consequentemente, consumam mais.

Mas tudo isso deve ser feito sem deixar de atender as expectativas e vontades dos outros públicos e das pessoas que frequentam a loja ocasionalmente enquanto abastecem seus veículos ou encontram a loja pelo caminho.

Como mexer nos valores dos combustíveis não é uma tarefa fácil, já que envolve bandeiras e parcerias, o revendedor pode avaliar a possibilidade de diferenciar o seu negócio também por meio dos preços e produtos da loja de conveniência.

Maior lucratividade

Pesquisas realizadas no setor mostram que muitos dos frequentadores das lojas de conveniência passam a utilizar serviços do posto de combustíveis também, afinal, é o que fica mais cômodo para eles.

Entre os serviços que podem ser procurados por quem antes estava só indo à loja de conveniência, estão a lavagem do carro e a troca de lubrificantes, por exemplo.

Ou seja, além de aumentar a lucratividade dos seus negócios com a renda obtida na própria loja de conveniência, os produtos e serviços do posto de combustíveis também passam a ter mais procura, resultando em um lucro maior ao dono do posto.

Menor dependência do faturamento do posto

Sabemos que em tempos de crise o consumo tende a cair, e depender da receita de apenas um mercado pode ser bem prejudicial para as finanças do empreendedor.

Muitas pessoas ao passarem por uma crise financeira optam por deixar o veículo em casa ou até vendê-lo, o que afeta indiretamente o faturamento dos postos de combustíveis. Nesses momentos, usar a criatividade para incrementar os seus negócios é essencial.

Apesar de a loja de conveniência ser, de certa maneira, ligada ao posto, os produtos oferecidos são bastante diversificados, o que ajuda a garantir o faturamento quando o posto não estiver indo muito bem.

Gostou das nossas dicas sobre loja de conveniência e como ela pode agregar valor ao seu posto de combustíveis? Então é o momento de buscar o maior número de informações e começar o planejamento da sua mais nova iniciativa. Siga a nossa página no Facebook e leia mais conteúdos como este!

 

redução de custos postos

Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis