Não importa em que região do mundo você esteja, negócios são sempre negócios e a concorrência não dá trégua. Por isso, independentemente do ramo que você atua, o marketing em redes sociais é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento atualmente.

Buscar novas estratégias para atrair e fidelizar mais clientes, deixar um pouco de lado o velho para dar espaço ao novo, podem ser soluções para o seu negócio.

Mas se você não tem muita noção de como fazer marketing em redes sociais para postos de combustíveis, não se preocupe. Neste post, citaremos oito dicas importantíssimas para você colocar em prática!

Como fazer marketing em redes sociais para postos de combustíveis?

1. Realize promoções e sorteios exclusivos

Quer se destacar da concorrência? Então faça diferente! Os clientes adoram promoções e sorteios. Por que não criar uma campanha de marketing nas redes sociais que venha ao encontro do perfil do seu público-alvo?

Essa é sua chance de atrair muitos clientes novos para o seu posto de combustível, isso sem contar que sua promoção poderá ser compartilhada em questão de segundos, viralizando nos vários canais de comunicação ou mesmo no boca a boca.

Uma promoção que oferte uma ducha gratuita ou a realização de sorteios de prêmios não seria nada mau, não é mesmo?

2. Crie programas de fidelidade

Outra estratégia bastante interessante que pode ser colocada em prática pelo seu posto é a divulgação nas suas redes sociais de programas de fidelidade.

Nada mais justo do que presentear aqueles clientes fiéis e que ajudam a compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais com um agrado extra.

Esse tipo de programa pode trazer muitas recompensas para o seu negócio. Uma delas é que quanto mais o cliente utiliza o seu programa de fidelidade, mais você consegue interagir com ele, podendo, assim, captar mais informações sobre o seu perfil de compra, tais como: tipo de combustível que mais utiliza, quantas vezes por semana costuma abastecer, quais produtos consome no estabelecimento, entre outras pistas importantes para buscar estratégias de fidelização desse cliente.

Os programas de fidelidade também ajudam a aumentar o volume de vendas e a rentabilidade do seu negócio, além de agregar várias vantagens para os seus consumidores.

Outro exemplo para esse tipo de estratégia é divulgar nas redes sociais que o consumidor pode acumular pontos e depois trocá-los por prêmios no próprio posto ou com seus parceiros do comércio local.

3. Faça anúncios on-line

Fazer marketing nas redes sociais hoje não é mais uma questão de escolha, mas, sim, de necessidade. É uma das melhores formas de conquistar as pessoas e manter um relacionamento mais próximo e confiável.

É incrível como as pessoas ficam mais à vontade quando estão interagindo pelas mídias sociais. Elas se sentem em casa, falam de seus gostos, problemas, compartilham aquilo que acham interessante e muito mais.

Podemos dizer que, muitas vezes, as pessoas nem mesmo costumam classificar essa interação como publicidade ou marketing. Se elas gostarem da sua marca, elas se tornarão divulgadoras sem a necessidade de que você as peça para fazer isso.

Ter presença on-line é uma das melhores ferramentas para divulgação do seu posto, portanto, busque estratégias de marketing digital atraentes para fazer seus anúncios não somente nas redes sociais, mas em vários outros canais da internet.

As redes sociais permitem que você veicule anúncios direcionados para grupos específicos de pessoas de acordo com seus perfis. Ao segmentar suas campanhas para os usuários do seu posto nas mídias certas, você poderá atrair um grande número de seguidores interessados em seus produtos e serviços.

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4. Divulgue sua localização

Disponibilize seu endereço nas redes sociais. Hoje, por meio dos smartphones, as pessoas usam muito GPS e aplicativos de trânsito que dão a direção.

É fundamental que seu perfil esteja sempre atualizado e com informações corretas. Mas lembre-se de que uma das melhores formas de divulgar sua localização é estar sempre presente e interagindo com seu público — afinal, quem não é visto não é lembrado.

5. Tenha um SAC diferenciado

Muitas vezes, o cliente passa rapidamente pelo seu estabelecimento, mas não tem tempo para parar e conversar sobre um problema ou dar sugestões. Nesse caso, as redes sociais podem servir como um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para o seu posto. Esse pode ser até mesmo um diferencial da sua concorrência.

Apenas cuide para que seus consumidores nunca fiquem sem resposta. Tenha atenção às suas necessidades, reclamações e sugestões. Esteja sempre apto a dar soluções para qualquer questionamento que eles tiverem.

Dessa forma, terá seguidores muito mais fiéis e engajados com os serviços que seu posto de combustível oferece.

6. Atraia o consumidor com postagens relevantes

As pessoas costumam consumir bastante conteúdo via redes sociais. Logo, elas são excelentes canais de comunicação para aproximar o consumidor da sua marca.

Descubra quais são as redes de maior preferência dos seus clientes e comece a fazer postagens sobre assuntos que possam atraí-los.

Busque temas mais voltados para o perfil do seu consumidor, como: sustentabilidade, meios para economizar combustível, manutenção dos veículos, dicas de segurança ou mesmo novidades sobre o seu nicho de atuação.

7. Amplie a visibilidade do seu negócio

As redes sociais são uma das estratégias de marketing digital que possui maior impacto em qualquer público. Com um bom planejamento de marketing, é possível divulgar seu posto em qualquer rede social e aumentar não só a visibilidade de sua marca, mas, consequentemente, sua audiência, o engajamento e a fidelização dos clientes.

8. Invista no Facebook

Todos sabem que o Facebook, aqui no Brasil, é o carro-chefe das redes sociais, portanto, ter uma fanpage do seu posto de combustível é fundamental para criar um relacionamento com seus consumidores. Então mostre seus produtos, serviços e compartilhe a história da sua marca.

Com uma página no Facebook, você poderá pagar para publicar posts segmentados, utilizar ferramentas de análise de desempenho, agendar suas publicações e muito mais.

Para sintetizar nosso assunto, o marketing em redes sociais é uma solução muito indicada para posicionar seu posto entre os melhores. A inovação é o que faz com que as coisas aconteçam. Invista e veja os resultados não só com seus olhos, mas, principalmente, com números.

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