É comum se deparar com uma infraestrutura bastante similar entre os postos de combustíveis e  entre as principais ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas para gerar vantagem competitiva neste segmento, estão as estratégias de marketing: campanhas e ações que podem trazer novidades ao seu posto de combustível.

São, inclusive, maneiras acessíveis, práticas e até econômicas, que visam atrair muitos dos motoristas sempre em trânsito diante do seu posto para torná-los frequentadores do seu estabelecimento.

Como apenas as nossas palavras não podem servir de evidência para comprovar a eficácia das estratégias de marketing para postos de combustível, elaboramos este guia completo para os empreendedores do setor.

Nele, vamos falar a respeito dos atrativos do marketing digital, algumas dicas e estratégias de fidelização e como fazer do seu posto de combustível um lugar diferenciado entre mais de 30 mil outros — de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Assim, ao final deste texto, você ficará por dentro das principais maneiras de atrair clientes, construir uma base sólida de consumidores e trabalhar gradativamente na fidelização do seu público-alvo para gerar resultados cada vez melhores para o seu posto.

Aposte no marketing digital

Os carros inteligentes e conectados às nossas necessidades e objetivos já são uma realidade, o que tem permitido aos revendedores de combustíveis a evolução nos serviços prestados aos seus clientes.

Uma das principais formas de dar esse salto evolutivo, é por meio do ingresso de seus serviços e produtos também na “Era Digital”.

Afinal de contas, o seu público-alvo já está inserido nesse meio virtual e muitos dos seus hábitos de consumo se relacionam às possibilidades de interação que a internet permite.

Por isso, o caminho mais prático para alcançar as necessidades e desafios que os seus clientes enfrentam, no dia a dia, é concentrando suas ações nesses mesmos lugares.

Nesse sentido, suas estratégias de marketing podem começar a ser melhor trabalhadas com uma ferramenta contemporânea e que pode ser completamente personalizada e alinhada ao perfil do seu consumidor: o marketing digital.

O que é o marketing digital

O interessante desse braço tecnológico das estratégias de marketing convencionais é que, diferentemente das campanhas em mídias de divulgação tradicionais (como a TV e os impressos), o marketing digital é acessível para empreendedores de todos os portes e segmentos.

Isso se dá pelo conjunto de atividades que você pode executar on-line para atrair novos consumidores até o seu posto de combustível, criar e fortalecer um relacionamento com eles e, ainda, firmar o posicionamento de sua marca no mercado.

Consequentemente, o uso dessas estratégias de marketing tem se tornado praticamente uma obrigatoriedade para as empresas em busca de inovação e interessadas em se aprofundar na compreensão do seu público-alvo — um conhecimento fundamental para direcionar de maneira eficiente as suas ações digitais.

Entre as principais estratégias de marketing digital que você pode começar a trabalhar para alcançar clientes em potencial, destacamos as seguintes:

1. Conheça o seu público-alvo

Você mesmo, pessoalmente, já deve ter os seus sites e redes sociais favoritos, certo? Isso também acontece com os seus clientes e, o desafio inicial, é saber onde eles mais se concentram.

Mais que isso: identificar o perfil médio do seu consumidor, analisando sua idade, hábitos de consumo, interesses, necessidades, desafios e dificuldades ao utilizar serviços como os do seu posto.

Dessa maneira, você descobre muito sobre seus clientes, o que permite uma abordagem direcionada a eles. Algo que já diferencia — e muito — as estratégias de marketing digital das técnicas convencionais que são propagadas para milhões de pessoas, mas que podem interessar apenas a uma parcela delas.

Então, o primeiro passo para revendedores de combustíveis ingressarem nas estratégias de marketing digital deve ser por meio dessa análise dos seus clientes e clientes em potencial.

Com isso, você estará um passo mais próximo de interagir com os consumidores onde eles mais se concentram em suas navegações on-line.

Guia completo de criação de metas em postos

Baixe aqui!

2. Utilize as redes sociais

Além do site e do blog, as redes sociais são diferenciais que podem ajudar a posicionar o seu posto de combustível no mercado e, ainda, criar múltiplas oportunidades de relacionamento com o seu consumidor.

Entretanto, convém descobrir quais delas são as mais utilizadas pelo seu público-alvo. Afinal, por se tratarem de estratégias de marketing profundamente direcionadas, o ideal é concentrar as suas ações justamente onde os seus consumidores consomem conteúdo.

E uma das grandes vantagens das redes sociais é que elas aproximam ainda mais a sua marca dos clientes e clientes em potencial, tornando-se um canal de comunicação prático, dinâmico e interativo. Uma ferramenta de divulgação de suas novidades, ofertas e campanhas e também um instrumento multimídia para produzir conteúdos relevantes para os usuários.

Entre os principais assuntos que você pode abordar, visando se aproximar do seu público e fazê-lo interagir com as suas postagens, é criando:

  • ações sociais feitas em seu posto de combustível;
  • dicas e ações de sustentabilidade, como a reutilização de água para a lavagem do carro;
  • dicas úteis sobre conservação e manutenção de automóveis;
  • informações de segurança e orientações para que os condutores façam viagens seguras — especialmente, em épocas festivas como feriados.

Ou seja: existem muitas maneiras de gerar engajamento com os seus clientes e clientes em potencial. O que nos leva ao tópico seguinte!

3. Use esses canais para interagir

As redes sociais, os sites e basicamente, todas as estratégias de marketing digital são focados na atração de um consumidor qualificado até você. A construção e manutenção desse relacionamento, no entanto, depende dos seus esforços em interagir com os usuários.

Por isso, além de postar conteúdos relevantes, você deve estimular o engajamento deles, seja por meio de compartilhamentos, comentários e outras formas de ajudar a divulgar a sua marca.

Assim, você adquire um meio prático, acessível e econômico de divulgação do seu posto e fortalece o seu relacionamento com os consumidores, que passarão a ter a sua marca em mente sempre que estiverem em suas idas e vindas a bordo de seus veículos.

Lembrando que a melhor maneira de gerar essa interação constante é identificando o melhor tipo de abordagem com o perfil do seu público-alvo, bem como o tom de linguagem e os assuntos mais relevantes.

Essas são características que fazem toda a diferença para construir um posicionamento de marca, fazendo das estratégias de marketing um verdadeiro diferencial do seu negócio.

Entretanto, há como complementar essas estratégias com outros métodos igualmente simples, práticos e com múltiplas oportunidades de melhorar os resultados em seu posto de combustível. Vamos ver quais são?

Ofereça prêmios e promoções

Estratégias de marketing são complementares e, quando falamos em postos de combustíveis, elas podem ser potencializadas por uma série de ações presenciais em seus estabelecimentos.

Uma das mais diversificadas — e com boas possibilidades de resultados — é a distribuição de prêmios aos clientes. E eles podem vir de diferentes maneiras, como:

  • gratificação pelo uso de algum serviço oferecido pelo seu posto de combustível, como a troca de óleo;
  • um café para viagem para quem abastecer certo volume de combustível;
  • canetas, chaveiros e saquinhos de lixo para quem lavar o carro.

Sem falar em uma série de outras promoções e prêmios que você pode oferecer para garantir que os clientes venham, consumam e voltem mais vezes, tornando seu posto um ponto de parada em seus roteiros diários.

E, uma das mais versáteis nesse sentido, é a promoção de programas de fidelização — campanhas que têm como principal objetivo gerar um relacionamento duradouro com os seus clientes e recompensá-los por meio de vantagens exclusivas, como descontos, produtos ou mesmo serviços no próprio posto ou com parcerias no comércio local.

Estabeleça programas de fidelização

Como mencionamos anteriormente, ao criar um programa de fidelização como parte de suas estratégias de marketing, existe uma chance maior de fazer com que o seu cliente volte mais vezes, em busca dos benefícios concedidos em seus estabelecimentos.

Esse estímulo, inclusive, não se converte apenas em um relacionamento mais próximo com os seus clientes e em visitas mais frequentes deles, mas em vantagens que se convertem em aspectos qualitativos para a imagem de sua empresa, como:

  • estimula os clientes a experimentarem outros produtos e serviços de suas lojas;
  • trabalha o seu estabelecimento com ações diferenciadas e direcionadas aos nichos de públicos que mais consomem em postos de combustíveis;
  • distancia os seus consumidores e clientes em potencial da concorrência, que até pode estar mais próxima de muitos deles, mas que vão optar pelos benefícios e pela experiência completa proporcionada pelo seu posto de combustível;
  • incentiva o cliente a consumir mais, permitindo aumento nas vendas;
  • concentra o consumo em outros serviços e produtos de seus postos de combustíveis;
  • trabalha de maneira positiva a retenção de clientes antigos e na fidelização de novos consumidores;
  • funciona também como uma forma de agradecimento pela preferência dos clientes leais.

Muitos postos de combustíveis já estão trabalhando em diferentes possibilidades desses programas de fidelização e, por isso, com estratégias de marketing muito bem definidas e alinhadas com o perfil do seu consumidor, você consegue encontrar uma oportunidade de se diferenciar e garantir um serviço de qualidade.

Faça parcerias

Estratégias de marketing também podem se concentrar na maneira com a qual o seu posto de combustível se relaciona com o comércio local.

Afinal, por meio de parcerias pontuais, você consegue criar promoções que oferecem produtos ou serviços de estabelecimentos próximos com desconto — e vice-versa.

Isso ajuda a promover e fortalecer os empreendedores locais e, consequentemente, atrair mais oportunidades de negócio em sua área de atuação.

Além disso, algumas promoções para os próprios funcionários de outros comércios de sua região também é uma maneira de construir um nome mais forte para seu posto. Vale analisar algumas possibilidades nesse sentido.

Ebook Gratuito: Conheça as Ferramentas do ClubPetro e quais problemas elas resolvem

Mantenha seu posto de combustível conectado

Faixas e banners chamativos são boas maneiras de convencer um motorista a parar em seu posto, mas existe como complementar esse atrativo promovendo os seus estabelecimentos também na internet.

O destaque, aqui, fica por conta de aplicativos de GPS que apontem o seu posto nas imediações. Assim, a necessidade se faz oportunidade para você.

Invista na melhoria contínua do atendimento

Sem dúvidas, o atendimento diferenciado está entre as melhores estratégias de marketing. Afinal, a experiência do cliente está em alta e isso faz toda a diferença para que um consumidor escolha um posto de combustível em decorrência de outro.

Por isso, com base em toda a análise feita para conhecer o seu público-alvo, use essas informações para instruir, treinar e capacitar os seus colaboradores para que eles sejam, também, um ponto-chave para promover o seu posto de combustível e torná-los referências no seu ramo de atuação!

Aumente as vendas com lojas de conveniência

As lojas de conveniência são velhas amigas dos postos de combustíveis e se tornaram uma poderosa fonte de renda para complementar os serviços e produtos veiculares que esses estabelecimentos já oferecem.

O que muitos postos de combustíveis devem buscar, entretanto, é a diferenciação na oferta de produtos e serviços dessas lojas que já apontam a sua principal qualidade no próprio nome.

Logo, existe uma tendência em termos mais lojas de conveniências nos postos de combustíveis. Principalmente em decorrência de um levantamento da Raízen, que apontou o aumento de 15% nas vendas em postos da marca Shell com lojas de conveniência, e de 20% nos postos da marca Petrobras.

Além disso, outros motivos podem fazer com que você complemente suas estratégias de marketing por meio de uma loja de conveniência em suas propriedades comerciais, como:

Agora, a partir de tudo o que vimos aqui, já sabe como iniciar as suas estratégias de marketing para posicionar o seu posto de combustível de maneira assertiva no mercado?

Para ajudar ainda mais a garantir resultados ágeis e qualitativos, vamos oferecer, a seguir, algumas dicas de boas práticas do marketing para evitar atritos com seus clientes e gerar uma experiência de compra sempre surpreendente.

Algumas boas práticas de marketing

Além de todas as técnicas e estratégias de marketing que apresentamos ao longo deste artigo, você e os seus colaboradores devem ter muito cuidado e tato ao utilizá-las.

Isso porque é difícil reconquistar a confiança de um cliente que se sinta prejudicado, bem como toda ação planejada deve ser muito bem pensada para que os resultados esperados sejam sempre positivos.

Assim, decidimos apresentar algumas boas práticas de marketing, visando garantir ainda mais sucesso em suas empreitadas. Confira!

Defina seus diferenciais

É importante entender o que você pode oferecer de soluções para o seu público-alvo e promovê-las de maneira gradual e constante para que você desperte o interesse dos consumidores e continue a mantê-los ao longo do tempo.

Com isso, você fortalece a sua marca, expande os negócios e aumenta as vendas proporcionando exatamente aquilo que os seus clientes necessitam.

Mais que oferecer um preço vantajoso no combustível e em outros serviços, você também agrega valor ao seu negócio, um diferencial e tanto para atrair e fidelizar clientes.

Faça diferente e seja interessante

Como complemento ao que dissemos anteriormente, uma boa prática de marketing consiste em identificar oportunidades de negócio onde a concorrência ainda não viu ou não explorou da maneira mais eficiente.

Por isso, convém sempre analisar as ações dos postos de combustíveis de sua região e observar a demanda do mercado. Ao cruzar essas informações, você consegue criar um serviço diferente e de acordo com as carências e oportunidades do seu setor.

E isso pode ocorrer das mais diversas formas, como:

  • com o uso de novidades tecnológicas;
  • prazos de entrega melhores;
  • atendimento personalizado;
  • logística eficiente na entrega de serviços e produtos;
  • parcerias sólidas que permitam condições exclusivas aos seus clientes leais.

Fazer algo diferente, portanto, é o caminho mais rápido para fazer com que mais condutores optem pelos seus postos de combustíveis.

Trata-se, portanto, de um esforço contínuo e focado em proporcionar sempre algo que ninguém mais esteja apresentando na região — ou de um método mais eficiente do que tem praticado a concorrência.

Entregue soluções que atinjam ou superem as expectativas do seu público

Não enganar o consumidor está entre as principais estratégias de marketing. Ou seja: cumpra o prometido, sempre!

E, para fazer ainda melhor, procure surpreender o seu consumidor, antecipando demandas e tendências, alinhando seu posto de combustíveis com soluções práticas e que realmente agreguem valor ao consumidor e, principalmente, conquiste a sua confiança.

Com produtos e serviços de qualidade (que vão desde a habilidade no atendimento às boas práticas de marketing digital), o relacionamento com o cliente é aperfeiçoado e, a confiança, gerada e mantida a cada vez que o consumidor parar em seu posto.

 

Abra espaço para feedbacks

Seja por meio de pesquisas de satisfação, de seus canais de comunicação (como o site, atendimento telefônico, e-mails e redes sociais), é importante contar com a opinião do cliente.

Ao mostrar que ela vale muito na prestação do seu serviço, eles mesmos vão ajudar a promover a sua marca, seja compartilhando suas postagens, indicando seus serviços aos seus conhecidos e contribuindo ativamente com melhores resultados para o seu negócio consumindo tudo aquilo que os seus postos de combustíveis tem a oferecer.

Trabalhe também a responsabilidade social de sua empresa

Por fim, de nada adianta ser uma empresa cativante e focada nas necessidades do seu público-alvo sem demonstrar, também, responsabilidade social.

Afinal de contas, essa é uma das principais estratégias de marketing para gerar ainda mais engajamento com seu posto de combustíveis. Ao focar nesse aspecto, o seu negócio ficará completo para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Invista em estratégias de marketing em seus postos de combustível

E então, o que achou de nossas dicas e estratégias de marketing para postos de combustíveis?

Lembre-se de que este é um esforço contínuo e cada vez mais desafiador, mas com múltiplas possibilidades de colocar o seu negócio entre as grandes referências no setor com o tempo.

Agora, caso você tenha ficado com qualquer tipo de dúvida a respeito do conteúdo aqui apresentado ou mesmo sobre algumas outras vantagens e possibilidades dos programas de fidelização, deixe a sua opinião no campo de comentários deste post, que vamos atender à sua solicitação prontamente. Ou se preferir, agende com um especialista ClubPetro.