Marketing personalizado é  um termo cada vez mais popular. Com as novas tecnologias e as facilidades do mundo digital, nunca foi tão fácil criar produtos, serviços e campanhas direcionadas especificamente para o seu público de interesse. É cada vez mais fácil entendermos e atendermos as suas peculiaridades.

A personalização é necessária para manter o sucesso da sua campanha. O que fazer, então, para ir além? Que tal associarmos as facilidades disponíveis hoje para customizar nossas campanhas aos chamados programas de fidelidade? Essa é uma combinação poderosa — como vamos mostrar!

Neste artigo, apresentamos aos nossos leitores como fazer uma combinação perfeita entre o marketing personalizado e os programas e estratégias de fidelização. Dessa forma, você certamente vai conseguir muito mais resultados a longo prazo e conquistar ainda mais a sua clientela. Confira a seguir!

Afinal, por que unir marketing personalizado e programas de fidelidade?

As campanhas genéricas vão sair do mapa. Com as facilidades disponíveis hoje em dia, por exemplo, os serviços de geolocalização, sistemas como o CRM (Customer Relationship Management) e os próprios algorítimos usados em mecanismos de busca, fica cada vez mais fácil saber onde, quando e o que o seu cliente está procurando.

É justamente por isso que o marketing personalizado se torna cada vez mais popular. Você pode disparar um e-mail justamente no momento em que o seu cliente está passando perto da sua loja, por exemplo. Ou, ainda, aparecer como uma das principais opções quando o cliente estiver procurando por serviços e produtos da sua área.

Por outro lado, os programas de fidelidade funcionam como uma estratégia muito válida para fortalecermos uma relação de longo prazo com os clientes. Afinal, a ideia desse tipo de ação é justamente oferecer recompensas para aqueles que fazem negócios permanentes com você, não é verdade?

Ao alinhar personalização com fidelidade, você consegue trabalhar na satisfação, já que está atendendo às necessidades específicas desse cliente, mas também está trabalhando em um relacionamento de longo prazo. Como deve imaginar, essa é uma abordagem poderosíssima com excelentes resultados!

Como alinhar marketing personalizado e programas de fidelização?

A essa altura, você provavelmente quer saber como fazer para alinhar essas duas estratégias. A seguir, vamos passar algumas dicas importantes para que você consiga trabalhar nessa fórmula poderosíssima para o sucesso. Vamos conferir?

Desenvolva ações direcionadas em mídias sociais

Uma das ferramentas mais importantes que você tem em mãos para trabalhar na personalização são as mídias sociais. Afinal, com elas, você consegue manter um contato direto com o seu público-alvo, sem intermediários. Então, nada mais interessante do que começarmos por elas, não é verdade?

Uma boa dica é criar campanhas promocionais nas redes sociais direcionadas especificamente para aqueles clientes que já participam do seu programa de fidelidade. Essa é uma maneira de personalizar a campanha e passar um senso de exclusividade para o cliente.

Assim, você valoriza aquele cliente mais antigo, ou seja, personaliza o tratamento dado a ele, e ainda consegue dar um ar todo especial para o seu programa. Outros podem perceber a vantagem e fazer de tudo para conseguir o status de fidelização!

Realize promoções em datas especiais

Sim, elaborar promoções em datas comemorativas é um tipo de estratégia indispensável, já que é amplamente utilizada pelas empresas por aí. Mas que tal você ir um pouco mais além nas suas promoções? Pode ser muito interessante!

Nossa proposta é você fazer promoções em datas especiais para o seu cliente, individualmente falando. O aniversário, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de mostrar que você se importa — mas não pode parar por aí! Você também pode criar condições especiais associadas à fidelidade.

Um cliente que complete um ano de relacionamento com a sua empresa, por exemplo, merece um tratamento especial. Quem sabe você não pode oferecer um descontinho nesse momento tão marcante?

Ofereça múltiplas recompensas para o programa

Ok, vamos supor que o seu cliente já participe do programa de fidelidade, mas o que você vai oferecer para ele? Será que a recompensa é o suficiente para mantê-lo interessado no programa? Quer saber como tirar essa dúvida da sua frente? Então, ofereça múltiplas ofertas de prêmios!

Será que ele realmente prefere um desconto no abastecimento de combustível? Ou, quem sabe, não prefere algum produto da sua loja de conveniência? Quanto mais opções, mais personalizado será o seu programa de fidelização e, consequentemente, mais sucesso ele terá.

A ideia de escolher, além de muito atrativa, representa uma enorme personalização no seu programa. Por isso, pense muito bem no que pode oferecer e procure opções que sejam viáveis para o seu posto de combustível.

Disponibilize ferramentas de controle

Para finalizar nossas dicas, é importante falarmos sobre o papel das ferramentas de controle para a personalização do seu programa. Estamos falando sobre a maneira como o cliente poderá controlar seus pontos e ver quais tipos de benefícios ele pode ter com você.

A ferramenta de controle, além de ser uma forma de manter todo o programa mais transparente para o seu consumidor, também o ajuda a sentir que aquilo tudo pertence a ele. Afinal, o cliente poderá acompanhar, por ele mesmo, todo o “histórico” com a empresa e descobrir se já pode conseguir alguma recompensa.

É uma forma de dividir o controle com o cliente e também personalizar, já que ele poderá decidir o momento mais conveniente para “sacar” a recompensa do programa de fidelidade.

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Como criar um Programa de Fidelidade próprio e independente em seu posto?