No atual mercado, conturbado e extremamente competitivo, empresas de diversos segmentos precisam desenvolver estratégias de marketing promocional para alavancar as suas vendas e, consequentemente, aumentar os seus lucros. E em um posto de combustível não é diferente: é preciso ter criatividade e planejamento para conquistar os consumidores.

Nesse contexto, é válido ressaltar que existe uma série de ações e técnicas que os postos podem adotar para desenvolver promoções que realmente vão atrair e engajar o público. Para isso, elas precisam ser atrativas, confiáveis e devem ficar claras na mente dos clientes.

Sabendo disso, preparamos sete dicas que vão te ajudar a elaborar ações de marketing promocional em postos de combustível. Portanto, abasteça as energias e confira agora mesmo!

1. Defina e conheça claramente o seu público-alvo

Para começar a criar ações promocionais mais efetivas, você deve definir com clareza o seu público e conhecer os seus principais hábitos, características e preferências.

Uma forma de conseguir essas informações é fazer pesquisas com as pessoas que frequentam o seu posto de combustível. Seja com a elaboração e aplicação de questionários ou até mesmo por meio de entrevistas mais completas.

Dessa maneira, você pode definir e descrever a persona, um perfil semifictício do seu cliente ideal, para fazer todo o planejamento e ações voltadas exclusivamente para eles.

Assim, você conseguirá atingir um público mais qualificado com suas estratégias de marketing promocional.

2. Crie um programa de fidelidade

Os clientes fiéis de uma empresa, ou seja, aqueles que sempre voltam a fazer negócio com você, geralmente representam a maior parte das suas vendas. Por isso, eles merecem um tratamento diferenciado. E criar um bom programa de fidelidade pode ser uma ótima estratégia.

Ao oferecer benefícios e vantagens ao público cada vez que eles utilizam um serviço do seu posto, eles se sentirão especiais, além de ter uma percepção ainda mais positiva da sua empresa.

Além disso, um programa de fidelidade criativo e bem planejado também pode chamar a atenção dos que ainda não são seus clientes. Para isso, você precisa divulgar e ressaltar o quanto o público vai se beneficiar ao abastecer o tanque sempre em seus postos.

Essa é uma estratégia que só trará bons resultados para os seus negócios.

3. Ofereça pacotes de serviços

Outra dica valiosa para potencializar a sua estratégia de marketing promocional é elaborar pacotes de serviços para os seus clientes.

Isso fará com que eles tenham contato com serviços variados do seu posto, garantindo mais economia e comodidade para eles, mas, ao mesmo tempo, trazendo rentabilidade para o seu negócio.

Esses pacotes podem ser do tipo “abasteça o carro e ganhe uma troca de óleo” ou “ao fazer uma revisão, seu carro ganha uma lavagem e você ainda recebe consultoria para cuidar dele melhor”.

O importante é ter criatividade e saber de que forma elaborar esses pacotes de serviços. Eles precisam ser vantajosos para os clientes, mas também devem compensar para a sua empresa.

Como criar seu programa de fidelidade

4. Aproveite as datas comemorativas

Datas especiais, como o Dia das Mães, dos Pais e o Natal, são ótimas oportunidades para desenvolver ações atrativas e que geram grande engajamento com o público. E, nesse contexto, os postos de combustível podem ter excelentes retornos.

Na época do Natal, por exemplo, você pode criar uma ação em que os clientes que gastarem a partir de “x” reais, vão concorrer a um carro 0 km no dia 25 de dezembro. Por sua vez, para o Dia dos Namorados, quem abastecer com o companheiro(a) sentado(a) no banco ao lado pode ter um certo desconto, e por aí vai.

Portanto, organize um cronograma com as datas comemorativas que têm mais pertinência com o seu negócio e elabore ações que surpreendam o público em cada uma delas.

5. Utilize as redes sociais

Com a popularização das redes sociais, as possibilidades de criar ações de marketing e de se aproximar do público se multiplicaram. Se antes você precisava de um certo tempo para que todos tivessem conhecimento de alguma promoção, hoje, o público fica informado e pode participar instantaneamente.

Por isso, o seu posto deve utilizar plataformas como o Facebook e o Instagram para criar e divulgar ações promocionais. Dessa forma, você conseguirá engajar ainda mais os seus clientes, potencializando as suas chances de vendas.

Entretanto, é válido ressaltar que a estratégia de social media também deve ser previamente planejada, a fim de evitar falhas na comunicação ou elaborar promoções que não estejam alinhadas com o seu discurso.

6. Crie ações de curta duração

Uma grande falha das empresas que investem em marketing promocional é criar ações longas, que demandam demasiado trabalho e gastam muitos recursos. Mesmo que a ideia seja boa, uma promoção muito extensa pode causar desinteresse no público, fazendo com que você não tenha o resultado esperado.

Dessa forma, pode ser mais interessante criar ações promocionais mais curtas, baseadas em um acontecimento específico, em uma determinada época ou de acordo com as campanhas atuais. As pessoas vivem em um mundo cada vez mais acelerado e o seu posto precisa se adequar ao ritmo delas.

Porém, se você optar por uma campanha maior, é necessário fazer um intenso planejamento e estimar os ganhos que você terá, considerando todos os custos dentro do período.

7. Mensure os resultados

Tão importante quanto desenvolver ações criativas para o público certo, é saber mensurar os resultados das suas estratégias de marketing promocional.

Com os dados obtidos, é possível descobrir se o seu posto de combustível aumentou as vendas, quais foram os pontos positivos, em que é preciso melhorar, quais foram as falhas que podem ser corrigidas e, principalmente, o que jamais deverá ser feito novamente.

Dessa forma, você planejará e desenvolverá ações cada vez mais eficientes, fazendo com que o seu posto se destaque dos concorrentes, conquiste e fidelize os consumidores.

Para que você consiga criar ações de sucesso, lembre-se sempre de oferecer benefícios exclusivos aos clientes, passar segurança e desenvolver dinâmicas de fácil compreensão. Dessa maneira, as pessoas vão sempre participar e optar por abastecer com você.

E agora que você conhece essas dicas de marketing promocional, comente o que você tem feito para melhorar as vendas em seu posto de combustível ou em outro negócio que você tenha.