Como motivar funcionários em seu posto de combustível em período de crise econômica? Encontrar uma resposta para essa pergunta é uma das tarefas mais difíceis para um empreendedor. Isso porque é preciso superar dois aspectos que afetam o desempenho dos colaboradores: o medo de errar e a dificuldade de trabalhar sob pressão.

Mesmo assim, é viável adotar ações com foco em melhorar o ambiente de trabalho, sem fazer grandes investimentos. Afinal, uma gestão eficiente precisa alcançar bons resultados, tendo como prioridade o uso equilibrado das finanças. Prometer algo que não pode proporcionar aos empregados é um tiro no pé, pois gera perda de confiança e de motivação na empresa.

Neste post, vamos abordar iniciativas que contribuem para os colaboradores estarem mais motivados e empenhados em aumentar as vendas do estabelecimento. Confira!

Procure saber as necessidades da equipe

Nem sempre a principal angústia do funcionário está relacionada a benefícios financeiros. Em algumas circunstâncias, melhorar as condições de trabalho é um passo importante para aumentar a produtividade.

Por exemplo, os empregados sentem que precisam ter mais orientações sobre normas de segurança no posto. Então, promova um treinamento para que eles estejam mais tranquilos em relação à prevenção de acidentes.

Também é importante que o gestor converse com os colaboradores para saber o que pode ser feito para as atividades serem realizadas com mais eficiência. Essa medida mostra que o empresário se preocupa com a equipe, o que gera um maior engajamento dos funcionários.

Planeje e saiba como motivar funcionários de um posto de combustível

Não dá para fazer tudo com um simples piscar de olhos. Atualmente, o planejamento é fundamental para efetivar ações que priorizam expandir a produtividade dos colaboradores e a carteira de clientes.

Antes de comentar com os empregados qualquer iniciativa que vai beneficiá-los, o gestor deve ter convicção de que será possível implantar as ações voltadas para o bem-estar deles. Pode ser feito um calendário com a programação das atividades que serão feitas no ano.

Para melhorar o ambiente de trabalho, é viável efetivar uma série de ações, como:

  • aquisição de novos equipamentos (computador, impressora etc.);
  • realizar palestras de cunho motivacional;
  • conceder bônus por desempenho;
  • promover confraternizações com foco na interatividade entre os funcionários.

Com um bom planejamento, o empreendedor pode implantar diversas iniciativas e contar com colaboradores mais motivados e produtivos.

Recompense a equipe

Uma forma de motivar os empregados é valorizar o trabalho desenvolvido. Premiar o time é uma ação que deixa os funcionários mais engajados. Afinal, alcançar uma meta é sinal de que os colaboradores estão empenhados em contribuir para aumentar as vendas e a satisfação do público-alvo.

Imagine que um posto de combustível deseja que o atendimento tenha uma nota média de 9 pontos, em uma escala de 0 a 10. O proprietário estabelece que os funcionários receberão um vale-alimentação extra de R$ 200,00 no fim do ano, caso essa performance seja atingida pela equipe.

Sem dúvida, essa iniciativa fará com que os colaboradores tenham um foco maior em prestar um serviço mais qualificado. Com um investimento modesto, o empresário faz com que os funcionários sejam mais produtivos e atenciosos, o que é fundamental para conquistar os clientes.

A famosa propaganda boca a boca ainda tem um grande poder sobre os fregueses. Ser bem recomendado pelos consumidores é um grande passo para fortalecer a marca e consolidar o reconhecimento do público-alvo.

Faça parcerias para beneficiar os colaboradores

Em uma época de crise econômica, é interessante encontrar alternativas que reduzam as despesas dos funcionários. Um colaborador endividado, normalmente fica propenso a se irritar mais facilmente e menos focado nos serviços.

Para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, uma excelente alternativa é contar com parcerias com diversos estabelecimentos. Se for possível, o ideal é que eles estejam localizados nas proximidades do posto.

Por exemplo, o posto faz convênios com um supermercado, um restaurante e uma farmácia. Nesses locais, o colaborador tem um desconto de 10% no valor da conta. Isso faz com que o empregado tenha não apenas comodidade para fazer compras, mas também condições de reduzir despesas e de evitar dívidas.

Guia completo de criação de metas em postos.

Tenha um local para descanso e descontração

Uma pausa não faz mal a ninguém. Ter momentos de repouso e de interação com os colegas de trabalho torna o ambiente mais agradável. Essa regra também vale para um posto de combustível.

Por isso, é válido reservar um local onde os funcionários possam fazer um lanche e conversar. Com certeza, uma equipe tem condições de ser mais produtiva quando há um bom relacionamento entre os membros. Um dos motivos é que a troca de ideias ocorre de forma mais natural, o que contribui para corrigir problemas e criar alternativas que ajudem a aperfeiçoar os serviços.

Comemore os bons resultados

Quem não gosta de sair da rotina? Oferecer momentos agradáveis para os funcionários é uma maneira de cativá-los e de fazer com que estejam mais satisfeitos em trabalhar no posto.

Há algumas opções em que é possível celebrar o bom desempenho da equipe, como:

  • realizar um café da manhã especial;
  • levar a equipe para um restaurante;
  • fazer uma confraternização depois do expediente;
  • promover uma festa de fim de ano.

Esteja próximo dos funcionários

Não adianta um gestor pedir comprometimento dos empregados, quando nem ele adota uma postura voltada para obter resultados expressivos. Um bom administrador deve dar exemplo de determinação e de responsabilidade, caso queira que os funcionários estejam envolvidos com as metas da organização.

Também é importante investir em uma comunicação eficiente e transparente. A recomendação é que sejam realizadas reuniões periódicas com a equipe para não apenas apontar falhas, mas também para elogiar os aspectos positivos das ações realizadas.

Outra maneira de motivar o time é oferecer espaço para os funcionários sugerirem medidas para melhorar os serviços e o ambiente de trabalho. Os funcionários se sentem valorizados quando a organização mostra ter vontade em ouvi-los.

Inegavelmente, há diversas dicas sobre como motivar funcionários de um posto de combustível. Se você gostou das nossas sugestões, faça agora mesmo o compartilhamento deste post nas redes sociais. Afinal, o conhecimento merece estar ao alcance de todos!