Era fevereiro de 2017, havia acabado de sair do meu estágio de engenharia e estava um pouco desacreditado com o futuro nesse ramo, até que o Ricardo e o Breno, que eu já conhecia há muito tempo, me chamaram para trabalhar em um projeto que estavam começando: um tal de ClubPetro.

Pensei muito antes de aceitar, pois estudo e moro em Belo Horizonte e o trabalho seria em Itabira. Aceitei. A ideia era trabalhar na equipe de marketing à distância (home office) e ir a Itabira, minha terra natal, quando possível, para acompanhar de perto o ClubPetro. Parece perfeito não? Não é! No início era muito difícil me organizar, pois eu estava longe e a faculdade de engenharia toma bastante do meu tempo. Mas as coisas foram se ajeitando e eu consegui me organizar melhor e acompanhar os processos da nossa equipe.

De lá para cá tive o privilégio de trabalhar em feiras como a MinasPetro e a Expopostos, experiências incríveis! Conheci pessoalmente alguns revendedores que antes só conversava via Skype ou telefone e o mais legal de tudo isso, é poder compartilhar o conhecimento com eles e entender as principais dores de cada um.

Nestes doze meses pude entender como o uso tecnologia pode impactar, e muito, nos resultados de qualquer negócio, independente da área. Algumas coisas que antes eu sabia muito pouco e outras que nem imaginava como funcionavam já estão mais claras para mim, evolui e continuo evoluindo, não só em marketing, mas também em autonomia e trabalho em equipe. Aliás, queria deixar o meu Muito Obrigado à toda Equipe do ClubPetro, vocês são incríveis!

De todo esse conhecimento, teve algo que eu aprendi e que todo revendedor deveria ter em mente: a importância do Relacionamento com o Cliente.

Parece clichê o que vou falar, mas conhecer de verdade o seu cliente é a principal chave para o crescimento do seu negócio. Sam Walton, fundador do Walmart, já dizia: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”

O que podemos concluir com isso? O cliente é basicamente o seu “patrão” e é ele quem tem o poder de crescer ou acabar com o seu empreendimento. Então, trate bem o seu cliente. É indispensável que você saiba seu histórico, o ticket médio, há quanto tempo ele não abastece em seu posto e muito mais. E como trazer de volta quem não abastece mais no seu posto? Faça campanhas de SMS personalizadas para seu cliente e ofereça um benefício para ele no próximo abastecimento.

Nós do ClubPetro acompanhamos nossos revendedores que usam essa estratégia e o resultado é claro: funciona sim. Portanto, se você quer saber tudo sobre o seu cliente e trazer de volta quem há 30, 60 ou 90 dias não abastece mais no seu posto, passe a conhecê-lo melhor e utilize as melhores estratégias para recuperá-lo.

O mundo hoje muda muito, mas muito mais rápido do que há 10 ou 5 anos, a evolução da tecnologia é basicamente uma curva exponencial e devemos sempre estar abertos a explorar o que nos é desconhecido. A informação e o conhecimento estão cada dia mais acessíveis, precisamos aproveitar as oportunidades e evoluir como pessoas, caso contrário ficaremos para trás, lamentando o passado ao invés de se preocupar com o futuro.

Portanto, faça diferente! Inovar é o melhor negócio.

Um abraço.
Mateus do ClubPetro.

Gostou do Post? Quer receber mais textos como esse?

Assine nosso Blog e receba novos posts diretamente em seu Email.