A grande concorrência e o alto nível de exigência dos clientes fazem com que revendendores apostem na criatividade para manter as vendas. De que maneira isso pode ser feito? Veja neste post como os prêmios podem ajudar na atração de clientes em seu posto.

Essa ação deve ser realizada com muito planejamento e uma análise exata do comportamento dos fregueses. Afinal, as promoções devem proporcionar benefícios tanto para o consumidor quanto para os empresários. Isso porque é fundamental manter a saúde financeira do negócio e, ao mesmo tempo, expandir a carteira de clientes.

Neste post, vamos mostrar os vários tipos de iniciativas que um posto de combustível pode fazer para conquistar prestígio no mercado e os aspectos que devem ser levados em consideração na hora de oferecer vantagens. Confira!

Veja as modalidades de prêmios a serem oferecidas

Os prêmios consistem em benefícios que são oferecidos aos clientes mais fiéis ou que frequentam um posto de combustível em uma data especial. Se você quer atrair consumidor, a dica é fazer uma leitura atenta dos exemplos que vamos abordar abaixo. Acompanhe!

Datas especiais

Quem não gosta de receber um presente de aniversário? Para conquistar um consumidor, vale a pena investir no lado emocional. Por exemplo, você pode oferecer um desconto de 5%, caso o cliente invista, no mínimo, R$ 100 no seu estabelecimento.

Outra medida interessante é oferecer uma ducha especial no automóvel, quando o aniversariante gastar uma certa quantia no posto.

Mas para agradar a todos é possível também fazer uma promoção no dia do aniversário do empreendimento. Imagine dar um desconto de 10% para todos que pagarem um determinado valor em combustível ou em outros produtos.

Cliente amigo

Não é segredo para ninguém que a propaganda boca a boca tem um grande potencial. Quer encontrar uma maneira de fazer esse tipo de publicidade ser ainda mais forte? Então, é melhor não perder tempo e oferecer para os clientes um bônus ao indicar um amigo para frequentar o seu posto.

A cada pessoa indicada, o cliente pode adquirir uma mercadoria por preço mais em conta ou ganhar uma ducha no veículo. Assim, você aumenta a visibilidade do seu negócio e fortalece a marca.

Promoções

Com a intenção de expandir o potencial de vendas do seu posto de combustível, é interessante investir nas promoções. Essa medida vai contribuir para o cliente manter o veículo em um bom estado de conservação — além de levá-lo sempre de volta ao seu posto.

4 vantagens de um programa de fidelidade próprio

Dias festivos

Em um feriado, as vendas nem sempre apresentam um desempenho interessante. Uma maneira de reverter esse quadro é por meio delas novamente: as promoções. Imagine que você conceda um desconto especial para os clientes que frequentam o seu empreendimento no dia 7 de setembro.

O ideal é adotar essa iniciativa com uma boa divulgação, contando com a colaboração dos frentistas e aproveitando o potencial das redes sociais e de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Programa de fidelidade

Qualquer cliente merece ser tratado com muito carinho. Contudo, é necessário dar muito valor aos que são fiéis. Além de manterem as vendas em um bom nível, eles podem trazer mais consumidores para o seu negócio.

Por isso, nada mais justo do que adotar um programa de fidelidade. Você pode oferecer um desconto especial em qualquer item, caso o cliente abasteça combustível no seu posto 10 vezes durante dois meses, por exemplo.

É importante que esse programa tenha um regulamento bem claro e acessível para todos no site do empreendimento. Isso pode ser informado para o cliente pelos frentistas. Também é recomendado deixar um e-mail ou telefone de contato para tirar eventuais dúvidas.

Parcerias

Diversificar as promoções é uma ação que ajuda a atrair a freguesia. Você pode fazer uma parceria com um ou mais restaurantes, por exemplo. Nesse caso, é possível proporcionar aos clientes um desconto em um prato em um dia da semana, caso invistam uma quantia previamente estipulada no seu posto.

Também é possível fazer parcerias com outros estabelecimentos, como cinemas e oficinas mecânicas. À medida que você tem atividades que geram benefícios relevantes para os seus clientes, maiores são as possibilidades de cativá-los.

Sorteios

Se você quer agradar o consumidor, é bom pensar na possibilidade de fazer sorteios com prêmios que possam satisfazê-los. Por exemplo: ofereça uma diária gratuita em um hotel para aqueles que abasteceram no seu posto, pelo menos, três vezes em um período de 20 dias.

É recomendado que essa promoção seja bem divulgada, informando as regras, a data do sorteio e também o vencedor. Agindo com transparência e bom senso, você conquista uma maior credibilidade, o que ajuda a aumentar as vendas.

Saiba como oferecer prêmios

Você já conhece alternativas interessantes para atrair os fregueses. Para as promoções terem um bom resultado, adote alguns procedimentos, como:

  • identificar os produtos mais comprados pelos clientes;
  • conceder descontos nas mercadorias mais consumidas periodicamente;
  • promover ações em que os consumidores trocam alguns itens por pontos em programas de fidelidade;
  • praticar valores adequados para os produtos em promoção, com o objetivo de evitar prejuízo; e
  • fazer uma boa divulgação das promoções, fornecendo dados sobre a iniciativa em folhetos ou no site do posto de combustível.

Contudo, não adianta fazer promoções e contar com uma estratégia adequada, caso o atendimento não esteja no patamar esperado pelos clientes. Imagine o frentista falando das vantagens que estão sendo proporcionadas com má vontade e visível irritação.

Sem dúvida, o cliente não vai se sentir estimulado a participar. Por isso, é essencial investir no treinamento da equipe e recompensar, se for possível, os colaboradores que convencem os consumidores a aderirem às promoções.

A criatividade, o bom senso e a cortesia devem fazer parte da rotina de um posto de combustível. Afinal, tudo isso deve integrar as ações feitas para conceder prêmios aos fregueses.

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