A disputa pelos clientes está cada vez mais acirrada. Um revendedor deve priorizar ações que contribuam para que o posto ofereça um diferencial impactante e aumente as vendas. Nesse cenário, vale a pena investir em um programa de fidelidade para posto de combustível.

À medida que uma empresa proporciona vantagens interessantes, maiores são as chances de consolidar uma posição de prestígio no mercado.

Neste post, vamos destacar 7 dicas interessantes para implantar e manter um programa de fidelidade em postos de combustíveis. Confira:

1. Entenda o comportamento dos clientes

Não adianta promover uma iniciativa de fidelização caso não haja uma oferta que proporcione satisfação para o cliente. É essencial contar com informações valiosas sobre o comportamento dos consumidores (ticket médio, itens adquiridos com mais frequência, periodicidade de consumo etc.). Por isso, é recomendado investir em um sistema que colete esses dados com rapidez, facilidade e eficiência.

Com base no resultado da consulta, fica bem mais fácil criar um programa de fidelidade em seu posto que desperte o interesse.

2. Aposte no planejamento

Quais os produtos e serviços integram as atividades de fidelização? Pensar nisso é fundamental para organizar as vendas e estipular os prêmios que serão concedidos aos clientes. Também é necessário ter um controle das finanças, para que programa não gere prejuízos. Pelo contrário, a intenção é aumentar as os lucros.

3. Adote regras simples

A simplicidade é o melhor caminho para as ações de fidelização alcançarem bons resultados. Um dos motivos é que o regulamento do programa deve ter como principais características: informações de fácil compreensão e regras bem definidas.

Assim, será mínima a possibilidade de problemas com os consumidores quanto às regras de pontuação e período de validade dos pontos, por exemplo.

4. Priorize a transparência do programa de fidelidade

Agir com transparência envolve a elaboração de regras claras para os clientes pontuarem e da facilidade na troca dos pontos acumulados. Nesse contexto, é importante que o posto tenha um site e um aplicativo com as informações sobre sua participação no programa.

Essa iniciativa faz com que os consumidores percebam que a empresa adota uma conduta séria e responsável. A principal vantagem desse tipo de iniciativa é fortalecer a imagem da marca, o que impacta positivamente nas vendas.

Para conquistar a confiança do cliente, facilite esse acesso às regras e todas informações do programa. Se as informações estiverem claras, maiores são as chances de cativá-lo, o que é ótimo para o seu negócio.

5. Analise o cadastro de clientes

Um programa de fidelidade é uma oportunidade de recuperar clientes inativos. Nada melhor do que oferecer vantagens para atrair e reconquistar a preferência desses consumidores.

Em um cenário de alta competitividade, é crucial analisar o cadastro dos clientes e verificar os que estão sem frequentar o seu posto há um certo tempo (30 dias, dois meses etc.). Dessa forma, é possível elaborar estratégias que os façam retornar.

Sem dúvida, um bom atendimento é uma forma de reter os clientes. Porém, é fundamental pensar em soluções que unam a qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa a benefícios atraentes do ponto de vista financeiro.

6. Invista na capacitação e na motivação da sua equipe

Imagine que você tenha implantado um programa de fidelidade que seja uma inovação no mercado. Porém, cometeu um erro grave: não investiu o suficiente no treinamento dos seus colaboradores.

Ou seja, a meta de aumentar as vendas foi por água abaixo, porque os funcionários não receberam as orientações necessárias para prestar um atendimento de alto nível. Nenhum cliente vai ficar plenamente satisfeito, caso o frentista se limite somente a abastecer o tanque do veículo.

É recomendado oferecer outros serviços, como calibrar os pneus, verificar o nível do óleo do motor e limpar os vidros. Os frentistas também precisam falar sobre o programa de fidelidade e suas vantagens.

Uma ação relevante para aumentar a produtividade é contar com um sistema de gestão de metas. À medida que uma empresa monitora os indicadores de desempenho e a performance da equipe, mais condições têm de identificar os aspectos a serem aperfeiçoados e de definir, com exatidão, a estratégia para manter e expandir a carteira de clientes.

Somente é possível enfrentar a concorrência em condições de igualdade se o posto adotar uma política inteligente com foco na capacitação e no incentivo dos funcionários.

7. Leve em consideração a opinião dos clientes

Um programa de fidelidade tem como obrigação aplicar inciativas que chamem a atenção do cliente. Do contrário, não vai atingir os resultados previstos.

Fidelizar clientes é um trabalho que deve ser realizado de forma contínua. Por isso, é relevante contar com ferramentas que monitorem o comportamento do público-alvo, ajudem a avaliar as tendências do mercado (novos modelos de atendimento, carros elétricos etc.) e auxilem na administração do negócio.

Um bom exemplo disso é o software ClubPetro, feito sob medida para os revendedores. Não contar com o apoio da tecnologia é pedir para ser engolido pela concorrência.

Se você deseja adotar um programa de fidelidade para postos de combustível e aumentar os lucros, conheça os nossos serviços agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a ser melhor a cada dia!