O nível de competitividade apresentado pelo atual cenário econômico tem sido um grande desafio para as empresas no que diz respeito à retenção de clientes. Frente a um mercado cheio de oportunidades de negócios, bem como produtos e serviços sendo oferecidos de forma bastante escalar, se diferenciar e fidelizar um cliente se tornou uma tarefa complexa.

A geração de novos negócios e a criação de oportunidades de contato com o cliente são passos para fidelizá-lo, e utilizar os programas de fidelidade pode ser uma ótima forma de viabilizar isso. Por esse método, você traz diversos benefícios à empresa ao mesmo tempo que oferece praticidade, facilidades e premiações aos clientes.

Confira, neste artigo, o que são programas de fidelidade e quais benefícios eles podem trazer para a sua empresa se bem desenvolvidos e aliados à estratégia.

O que são e como funcionam os programas de fidelidade?

O programa de fidelidade trata-se de uma excelente estratégia quando a questão é potencializar o relacionamento entre a empresa e o cliente, de forma a retê-lo e gerar negócios de forma contínua com ele. Em termos diretos, é um programa oferecido pela empresa que visa encorajar o cliente a efetivar um determinado negócio de forma recorrente, premiando-o por isso.

Ele funciona basicamente da seguinte forma: você desenvolve um sistema de premiação de modo a conceder pontos de acordo com cada serviço que o seu cliente utilizar, bem como a quantidade utilizada, seja um abastecimento, uma troca de óleo ou qualquer outro serviço que o seu posto de combustíveis oferece.

Por meio do programa, o seu cliente vai acumulando pontos — que podem ou não ter validade. Por fim, ele pode “resgatar” esses pontos e utilizá-los para usufruir dos serviços do seu posto ou por outros benefícios por meio de alguma parceria, por exemplo, venha a oferecer, ingressos de cinema, salão de beleza, playgrounds, jantares em restaurantes, entre outros.

Por que um programa de fidelidade deve ser estratégico?

Muitas vezes, um programa de fidelidade é tido como uma iniciativa aleatória unicamente com o intuito de vender mais e acaba não sendo aliado ao sistema de criação de valor da empresa, ou seja, não é desenvolvido em sinergia com as ações estratégicas.

Por mais que a ideia central dos programas de fidelidade seja a geração de mais negócios e vendas, eles devem ser combinados com outros fatores relativos à estratégia da empresa, como qual público específico atingir, como atingi-lo e como usar o programa para impulsionar as vendas de um produto e, ao mesmo tempo, dar de premiação outra mercadoria que você queira apresentar ou dar visibilidade.

Os programas de fidelidade devem ser vistos como algo maior do que simplesmente uma forma de fazer um produto sair mais. Eles são ferramentas estratégicas muito importantes e, se bem elaborados, serão capazes de potencializar diversos negócios e atingir mais de um objetivo simultaneamente.

Como eles podem potencializar o meu negócio?

Os programas de fidelidade trazem diversas vantagens, agradam aos clientes e, inclusive, ao seu bolso. Alguns dos principais motivos para aderir a eles são:

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Aumento do ticket médio

Os programas de fidelidade, além de outros incentivos, contam com diversos tipos de premiação, cada qual necessitando de uma determinada quantidade de pontos. Para adquirir os pontos, resgatar e trocá-los por prêmios, os clientes passam a adquirir produtos e abastecer mais em seu posto, o que aumentará o valor médio das suas vendas.

Maior possibilidade de fidelização 

Além de maximizar as suas vendas, o programa de fidelidade lhe concede outro grande benefício: mais experiências com o seu cliente. Se ele já compra de você com certa frequência, mas ainda não é fiel, a busca pelos pontos fará ele comprar mais com você, e é durante esses momentos que você tem mais chances de fornecer boas experiências e fidelizar o cliente.

Redução de custos com publicidade 

Desenvolver uma estratégia publicitária e engatilhá-la na mídia é um processo que costuma ser bastante caro. Em contrapartida, os custos com a manutenção de um relacionamento para fidelizar um cliente podem ser até sete vezes menores do que o gasto para adquirir um cliente novo, pois, dessa forma, você está transformando algo pouco recorrente em uma relação fiel a longo prazo.

Ganho de marketing buzz 

Os programas de fidelidade lhe dão muitas oportunidades de manter o seu cliente e, se você aproveitá-las bem, você ganhará um marketing buzz — o famoso “boca a boca”. Quando um cliente é fiel, ele se torna um divulgador e defensor da sua marca, fazendo propaganda dela e de seus produtos para outras pessoas.

Ao que devo me atentar antes de criar um programa de fidelidade?

Os programas de fidelidade não são incomuns, já datando de vários anos e sendo usados por milhares de empresas no mundo todo. Em relação a isso, muitas acabam desenvolvendo programas de fidelidade somente porque o concorrente já tem um.

Entender um programa de fidelidade por essa perspectiva é um grande erro, pois, como já comentamos, ele é estratégico e pode ser muito eficiente se bem desenvolvido e aliado às ações estratégicas e aos objetivos da empresa. Somente dessa forma você vai conseguir desfrutar dos diversos benefícios que já citamos ao longo do artigo, que vão além do “vender mais”.

Outra abordagem errônea bastante comum é criar um programa de fidelidade somente com o intuito de dar descontos. Embora esse seja, de fato, um fator que costuma atrair bastante o cliente, ele não será suficiente para fidelizá-lo, pois ele estaria interessado somente em pagar menos.

Oferecer descontos ou simplesmente “ter porque o concorrente tem” não são os objetivos. O propósito é que as ações te levem a grandes chances de fidelização, ou seja, firmar negócios duradouros. Se essa interação com o cliente for bem explorada, você obterá o real objetivo de um programa de fidelidade: clientes fiéis e relacionamentos a longo prazo.

Quer entender mais sobre os benefícios dos programas de fidelidade e saber como desenvolver e gerenciar um? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas ou agende com um especialista ClubPetro.