Final de ano chegando e os sorteios em postos de combustíveis começam a dar as caras. Afinal, essa estratégia já é velha conhecida dos revendedores e costuma render excelentes resultados para o negócio, além de aproximar ainda mais os clientes da empresa.

Independente de qual seja o prêmio — de um panetone a um carro, por exemplo — por lei, no Brasil, é obrigatório que todo o processo de autorização e legalização do sorteio passe pela Caixa Econômica Federal.

Se você não quer deixar seu posto virar o ano sem distribuir um único prêmio, fique atento às dicas que separamos neste post. Aqui, você vai saber tudo o que precisa fazer, perante ao governo, e como lançar e promover, da forma mais adequada, aquele sorteio imperdível para os seus clientes. Quer conferir? Continue a leitura!

Como conseguir autorização para sorteios em postos de combustíveis?

Acredite! Decidir qual o prêmio será sorteado é a parte mais fácil do sorteio. A etapa mais burocrática é o cadastro e processo de certificação junto à Caixa Econômica. Mas calma! Nada de desanimar e desistir. É trabalhoso só na primeira vez, já que depois, no máximo, vai precisar fazer apenas algumas atualizações de dados pessoais. Para demonstrar melhor como tudo funciona, preparamos o passo a passo abaixo, com tudo o que você vai precisar para realizar sorteios em seu posto. Confira:

  • Preencha o formulário da Taxa de Fiscalização e envie para o e-mail repco@caixa.gov.br. A CEF enviará um boleto para pagamento, no qual o valor se destina aos custos operacionais, fiscais e de prestações de contas.  Esse pedido deve ser feito com, pelo menos, 40 dias de antecedência do início da promoção e o percentual a ser pago varia de acordo com o valor total dos prêmios, conforme tabela atualizada.
  • Confira a documentação necessária e a encaminhe novamente para a REPCO (Representação de Promoções Comerciais), no mesmo e-mail anterior.
  • Envie o Plano de Operação e receba o seu Certificado de Autorização. Na prática, esse plano é mais um formulário que deve ser preenchido, detalhando tudo sobre o funcionamento de sua campanha. O mesmo deve ser encaminhado para a sede da RE Promoções Comerciais, em Brasília (o endereço completo pode ser visto aqui), ou pelo site oficial.

Além de enviar a documentação e efetuar o pagamento da taxa, é importante ressaltar algumas informações referentes aos prazos. A CEF estabelece até 30 dias para analisar e dar uma resposta sobre sua proposta. Porém, com a documentação correta, a emissão do certificado pode sair em até 7 dias. 

O que oferecer como prêmio nos sorteios em postos de combustíveis?

Agora que você já sabe como legalizar o sorteio junto à Caixa Econômica, é hora de definir o que vai oferecer como prêmio aos clientes. São muitas as opções permitidas por lei, conforme a lista abaixo:

  • Qualquer mercadoria de produção nacional ou regularmente importada.
  • Viagens de turismo.
  • Propriedades residenciais, situadas no pais e em áreas urbanas.
  • Passagens aéreas.
  • Bolsas de estudo.
  • Certificados de barras de ouro.
  • Ingressos para eventos culturais.

A variedade de prêmios é extensa e pode ser trabalhada das mais variadas formas. Além disso, você pode estudar as melhores estratégias a partir do perfil de seus clientes. Por exemplo, verificar quais os produtos mais buscados na loja de conveniência e oferecê-los como premiação. Para isso, é fundamental conhecer e acompanhar os costumes de compras e abastecimentos dos consumidores.

E, é justamente sobre isso, que vamos abordar nos próximos tópicos. Não pare a leitura agora, pois você vai saber quando deve começar e como promover a sua campanha. Vamos lá?

Quando iniciar uma campanha de sorteios em postos de combustíveis?

Não existe um prazo padrão para iniciar uma campanha de sorteios em postos de combustíveis. O ideal é que se trabalhe com tempo suficiente para desenvolver cada etapa com calma e eficiência. Não basta, simplesmente, resolver a papelada com a Caixa e definir os prêmios a serem sorteados. Outras coisas importantes precisam ser levadas em consideração e são fundamentais para o sucesso da promoção. Entre elas, podemos destacar os processos abaixo:

  • Definir as parcerias.
  • Estipular o regulamento.
  • Estabelecer prazos e datas para a participação e para a realização do sorteio.
  • Definir os canais de divulgação.
  • Estudar as melhores ferramentas e estratégias para trabalhar a promoção.

Somente após tudo definido é possível dar início, de fato, à campanha do sorteio em seu posto. Contar com as ferramentas ideais se torna imprescindível para alcançar o sucesso de sua promoção. É o caso do Programa de Fidelidade, primordial para conseguir incentivar a participação do cliente no sorteio. Isso é o que veremos, mais detalhadamente, em nosso último tópico!

Como usar o programa de fidelidade para divulgar sorteios em postos de combustíveis?

Os programas de fidelidade já estão presentes nas maiores redes distribuidoras do país. No entanto, não se limitam somente a elas. O ClubPetro, por exemplo, é um modelo de programa dedicado, exclusivamente, para que seu posto crie seu próprio sistema de pontuação e fidelize seu cliente de acordo com suas estratégias.

Por esse motivo, o programa de fidelidade se torna parte essencial das campanhas de sorteios em postos de combustíveis, pois, por meio dele, é possível mapear e estudar o perfil dos clientes, criar parcerias, suscitar o interesse e desejo dos clientes, passar uma imagem mais segura e profissional, estabelecer um regulamento de pontos, entre outros inúmeros benefícios fundamentais para uma promoção de sucesso.

Estas foram algumas dicas de como realizar sorteios em postos de combustíveis. Sem dúvidas, essa estratégia permite ser trabalhada das mais variadas formas, além de trazer excelentes resultados para o negócio, tanto financeiros, como promocionais. Não deixe o tempo passar e a concorrência sair na frente!

Curtiu? Precisando de uma forcinha para criar sua campanha de sorteio e surpreender a clientela? Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre o nosso programa de fidelidade.

Como criar um Programa de Fidelidade próprio e independente em seu posto?