Você entende o que é sazonalidade e como ela pode impactar seus negócios e diretamente suas vendas? Já parou para analisar em quais épocas do ano ou situações você tem um retorno maior dos seus investimentos ou quando as vendas despencam? É exatamente sobre isso que falo neste texto: como utilizar a sazonalidade a favor das vendas em postos de combustíveis.

Sazonalidade implica no sentido de tempo. Tudo que é temporário, que acontece na mesma época todos os anos ou transitório. Podemos exemplificar a sazonalidade das vendas com determinadas datas do ano, como Dia das Mães, dos Pais, Feriados Nacionais, Natal e outros. Pode-se definir também com as estações do ano, temporadas de férias, feriados prolongados, eventos esporádicos, como por exemplo a Copa do Mundo, e também por crises, como foi o caso da greve dos caminhoneiros.

Mas como isso impacta seu posto? Simples, são estas as épocas que definem se suas vendas alavancaram ou não. E é aí que você precisa do conhecimento necessário para saber aproveitar a sazonalidade a seu favor.

Qual a época em que seu posto mais vende? Antes de viagens para férias? No retorno? Nesse momento sua visão estratégica deve estar afiada para alinhar a oferta com a demanda. Duas dicas são extremamente valiosas:

  1. Planeje-se! Se você já tiver conhecimento de qual época do ano mais vende, por exemplo, já comece a planejar a reposição dos produtos, calcular tempo de entrega e o custo das compras. Saber planejar qual será sua demanda é essencial para que não ocorra “parada no estoque”.
  2. Prepare-se! Imprevistos podem acontecer. Como por exemplo, a quantidade que você planejou não foi suficiente e houve perda de clientes, o que fazer? Procure ter sempre muito bem calculada sua oferta, o que te leva à primeira dica: planejamento. Uma ferramenta que pode auxiliar bastante e que é bastante simples: ter controle das suas vendas em épocas iguais em anos passados.

Estas dicas podem ser usadas facilmente para controlar os dias da semana em que você tem mais fluxo de clientes e definir as melhores datas para pedidos, economizando em logística, mercadoria parada e baixa rotatividade do fluxo de caixa.

Uma ferramenta de ajuda estratégica para estas tomadas de decisão é o PowerBI, que entrega relatórios inteligentes do seu negócio e o subsidia com dados os números necessários para sua preparação.

E por fim, promova ações sazonais de acordo com a época. Seja no fim do ano, ou véspera de recessos como o carnaval, por exemplo. Organize ações que chamem a atenção do seu cliente em datas específicas. O cliente enxerga valor ao seu negócio e você aproveita o momento, seja em forma de promoções, campanhas, sorteios. Caracterize seu posto, atraia seu cliente e o ofereça a melhor experiência possível.

Esteja preparado, seja competitivo e surpreenda!

Ebook Gratuito: Conheça as Ferramentas do ClubPetro e quais problemas elas resolvem