Em toda apresentação que faço, o revendedor interessado no ClubPetro me questiona qual o melhor software de gestão para postos de combustíveis. Sou revendedor também, então a nossa dor é compartilhada e às vezes algumas dicas é o que ele precisa para mudar de sistema.

Não tomo partido por nenhum software, até porque não conheço todos e nem a qualidade do suporte oferecido em todas as regiões. Um cuidado importante que eu indico é o de verificar como é a geração de arquivos para integração com a contabilidade. A frente de caixa do frentista tem que ser simples, uma vez que o manuseio na pista e o controle financeiro exigem profissionalismo de todos.

O software que utilizo há mais de 15 anos é o LBC Sistemas de Belo Horizonte e presente em todo o Brasil. Acredito que o suporte é essencial, o posto não pode parar, o prejuízo é certo ainda mais num mercado de baixíssimas margens como o nosso.

Como o ClubPetro está presente em 25 estados, acabei conhecendo revendedores do Brasil todo e com isso algumas particularidades de cada sistema. Sou um curioso do assunto e vou compartilhar com vocês os 5 sistemas mais utilizados e recomendados pelos revendedores ClubPetro.

Linx – Maior software de gestão do Brasil, e que vem adquirindo todos os seus concorrentes. Comprou Rezende, Auto System, LZT, Intercamp… Muitos revendedores dizem que é uma Ferrari, mas poucos sabem dirigir, passam sufoco quando precisam do suporte. É comum encontrar revendedores que contratam uma empresa de suporte, de ex-funcionários Linx, paralela ao ofertado pela empresa.

LBC – Sistema que utilizo há mais de 15 anos, o tempo que estou com ele já diz tudo. Time que está ganhando não se mexe. Presença forte no Sudeste, principalmente MG e SP.

Xpert – Fiquei surpreso com a quantidade de clientes que esse software tem, revendedores do Brasil todo utilizam Xpert, principalmente as grandes redes do Norte do Brasil.

Quality – Original do Espírito Santo, está crescendo assustadoramente no Brasil afora. Nasceu 100% web e vem crescendo com tecnologia de ponta e excelentes relatórios no BI – Business Intelligence.

Meta – Um grande revendedor do ClubPetro, da cidade de Varginha MG, que é referência em gestão e profissionalismo utiliza o meta há 7 anos, está plenamente satisfeito e recomenda.

Há outros bons softwares no Brasil que sempre encontramos com menos frequência, a qualidade do suporte sempre é questionada, antes mesmo das funcionalidades do sistema. Um grande software deixei de fora, já que utilizam a prática de copiar tudo da concorrência, o que além de ser antiético, o transformou numa colcha de retalhos.

A troca de software de gestão é traumática e devemos evitar isso ao máximo, procure conhecer 100% do software antes de tomar uma decisão de mudança.

Guia de Redução de Custos em Postos de Combustíveis

Atualizado em