Se estiver procurando novas ideias para dar uma levantada no seu marketing e também na sua administração, mas anda sem muita inspiração, temos uma boa notícia para você: separamos as tendências mais atuais para o mercado de postos de combustíveis e que você deve considerar aplicar no seu estabelecimento.

Veja cada uma com cuidado, analisando os benefícios que podem ser gerados e pense em como fazer para incluí-las em seu negócio.

1. Treinamento de pessoal e valorização da sua equipe

Alguns donos de postos de combustíveis podem achar que isso é conversa de gente querendo vender curso ou consultoria na área de pessoal, mas é fato: cada vez mais é preciso se preocupar com a sua equipe.

Como o combustível que o seu cliente procura é igual em todos os postos e os preços não conseguem variar muito, ter um atendimento de qualidade é uma boa forma de manter seu público cativo e um relacionamento duradouro.

Muita gente acha que a empresa é composta por equipamentos, máquinas, instalações e o dinheiro que tem no caixa. Na verdade, tudo isso não é tão importante quanto as pessoas que estão dentro dela e o nome que tem no mercado. Ter uma equipe mal treinada pode ser um perigo.

É o seu funcionário que vai dar bom dia para os clientes, é ele quem vai conferir se o nível do óleo está baixo, quem vai perguntar se o consumidor está precisando de mais alguma coisa e tratá-lo com educação e simpatia.

Da mesma forma, se seus funcionários não souberem operar o seu sistema, podem acabar fazendo alguma coisa errada na hora de fechar o seu caixa. Por essas e outras você precisa mantê-los bem treinados.

Lembre-se também de dar o devido valor a cada um deles com um bom tratamento. Faça isso da mesma forma como você quer que eles tratem seu cliente. Quanto mais satisfeitos eles estiverem, melhor os seus consumidores serão tratados.

Outra coisa importante quanto à valorização dos seus empregados é que, tendo o cuidado de tratá-los bem, você vai conseguir evitar maior rotatividade (que implica gastos com contratações e demissões), além de poder manter um ambiente mais agradável para todos trabalharem, inclusive você.

2. Programas de fidelidade automatizados

Todo cliente precisa de um bom motivo para voltar a comprar no mesmo lugar. Se o seu posto de combustíveis tiver uma boa estrutura e um atendimento de primeira, como acabamos de falar, fica mais fácil ter um público que sempre volta.

Se ainda assim você quiser chances maiores de fazer a sua clientela ficar fiel ao seu estabelecimento, existe uma ótima opção: os programas de fidelidade.

Podendo ser criados tanto para atrair clientes particulares como também os de pessoa jurídica, como cooperativas de táxi, transportadoras e similares, essa opção é sempre bem-vinda.

Os programas de fidelidade não são necessariamente uma coisa nova. Aquele restaurante que você conhece que oferece uma refeição grátis depois de você ter almoçado lá umas 10 vezes antes, já sabe como é boa essa estratégia faz tempo.

O problema é que tem muita gente passando pelo seu posto a cada dia e fica meio difícil conseguir organizar um programa desses de maneira manual.

O que você precisa é de um bom sistema de gestão de benefícios. É ele que vai conseguir organizar tudo e te manter atualizado de como andam as coisas.

Imagine se você estiver usando um modelo todo manual e decidir mudar alguma regra do seu programa de fidelidade no meio do caminho, já com vários clientes utilizando as suas promoções. Fica muito mais difícil conseguir fazer isso.

Se, por outro lado, estiver trabalhando em um programa totalmente automático, a coisa fica bem mais tranquila. Além disso, conseguindo monitorar tudo 24 horas por dia, você tem muito mais chances de acertar nas suas decisões e nas ofertas de vantagens.

Pense um pouco a respeito e tente listar que tipo de resultados poderia conseguir com essa solução. Se por acaso achar que o preço é muito alto, é melhor conferir direito, pois não é bem assim.

3. Postos de combustíveis com espaços multifuncionais

Todo mundo que tem um veículo precisa parar para abastecer. Não tem jeito. Agora, imagine se nessa parada você também aproveita para resolver outras coisas que precisa fazer, mas está com pouco tempo.

Essa é a ideia dos postos com áreas multifuncionais. Essa moda que veio de fora é chamada pelos gringos de “one stop shopping”. Com isso, eles querem dizer que você faz as suas compras em uma só parada.

O grande objetivo é poupar tempo. Em vez de ter que procurar vaga, manobrar e estacionar para comprar uma revista, depois a mesma coisa para comer algo pelo caminho e depois outra vez para abastecer, o melhor é fazer tudo no mesmo local.

Por isso, os investimentos em pequenos comércios dentro do próprio posto de combustíveis estão sendo feitos. É como se estivéssemos vendo as lojas de conveniência sendo ampliadas com outros tipos de negócios que podem ser de qualquer coisa: restaurantes, farmácias e até lavanderias.

Esta prática é bem conhecida pelo pessoal que fica muito na estrada e acaba usando aquelas famosas paradas que, às vezes, até oferecem um quarto para passar a noite.

Agora, com menos tempo e na correria do dia a dia das cidades, a tendência chegou aos grandes centros. Com algumas adaptações quanto ao que é oferecido, cada vez mais os postos de combustíveis conseguem facilitar a vida dos clientes.

Se você tem uma área a ser explorada em seu posto, veja que tipo de negócio faz sentido ter também debaixo do seu teto. Você pode tanto montar um pequeno comércio quanto alugar para alguém que queira explorar o seu ponto.

Faça isso para trazer mais clientes e conseguir aumentar o seu faturamento no fim do mês.

Se você gostou dessas dicas, se tem dúvidas ou conhece mais algumas tendências para postos de combustíveis, deixe o seu comentário! Queremos saber o que você pensa sobre o assunto e se sabe mais formas de potencializar os negócios.

Ebook Gratuito: Conheça as Ferramentas do ClubPetro e quais problemas elas resolvem