Qual revendedor não quer alcançar o sucesso e a estabilidade, não é mesmo? Ter um posto com um bom fluxo de clientes, uma boa imagem e bons lucros é um objetivo comum entre os empreendedores desse ramo.

No entanto, não basta querer, é preciso trabalhar duro e aplicar boas estratégias de gestão em seu negócio. A boa notícia é que nós temos algumas dicas valiosas e vamos ajudá-lo a chegar lá.

Quer aprender como se tornar um revendedor de sucesso? Continue com a leitura!

Conheça o seu público-alvo

Você sabe qual é o seu público-alvo? Obviamente, você atenderá qualquer cliente que chegue para abastecer um veículo, mas toda empresa tem um consumidor padrão e é necessário conhecê-lo melhor.

Por exemplo, se seu posto está localizado em uma rodovia distante da cidade, provavelmente os seus maiores consumidores são caminhoneiros. Assim sendo, é possível trabalhar diversos aspectos do negócio que favoreçam essa relação, como:

Por isso, é interessante que você observe o perfil de sua clientela e consiga reunir informações que possam contribuir com os resultados do negócio, como:

  • profissão;
  • faixa etária;
  • nível de escolaridade;
  • renda mensal;
  • principais demandas.

Invista em diversificação

Já pensou em colocar serviços extras em seu posto de combustível e, assim, trazer mais conforto e variedade aos seus clientes?

A instalação de duchas, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência, assim como a oferta de serviços como a troca de óleo, podem ser opções interessantes, uma vez que agregam muito valor ao seu negócio e, claro, atraem mais consumidores.

Desse modo, no caso dos caminhoneiros que passam dias nas estradas, encontrar em seu posto um ponto de parada completo, onde ele poderá tomar um banho, se alimentar e descansar um pouco pode ser um grande fator de atração.

Estude como reduzir custos

A redução de custos é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Um gestor eficiente deve se manter atento às rotinas existentes em seu posto de combustível que podem, de alguma maneira, gerar desperdício de tempo, recursos e dinheiro.

Nesse sentido, você deve conhecer bem seus custos, até mesmo aqueles considerados supérfluos. Além disso, é preciso envolver seus colaboradores nessa tarefa, deixando-os informados sobre os objetivos do negócio e de como eles podem auxiliar no processo de redução de gastos.

Importante ressaltar que a negociação das taxas praticadas pelas operadoras de cartão de crédito pode surtir um efeito interessante, já que com a redução de custos é possível ofertar combustíveis a um preço mais competitivo.

Outra estratégia interessante é a automatização dos processos. Sempre que falamos em redução de custos, é natural que se pense em cortar investimentos. Entretanto, é preciso ter em mente que apostar em tecnologia é uma decisão inteligente, já que traz inúmeros benefícios, como:

  • mais agilidade na execução das tarefas;
  • atendimento ao cliente facilitado;
  • redução de erros;
  • minimização de desperdício de recursos e mão de obra;
  • maior controle e confiabilidade aos dados.

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Defina a escala de funcionários

Uma das grandes responsabilidades do administrador de um posto é, sem dúvidas, definir a escala de seus funcionários de maneira correta e adequada às suas demandas.

Para que esse quadro de funcionários e horários seja bem elaborado é muito importante reunir algumas informações básicas, como:

  • quantidade de funcionários;
  • horário de funcionamento;
  • duração dos turnos de trabalho;
  • regras trabalhistas.

Portanto, fique atento a alguns pontos e cuide para que a escala seja condizente com o movimento no posto e que o cumprimento de horas extras e o intervalo entre jornadas estejam dentro dos limites legais.

Adeque o layout do posto de combustível aos seus objetivos

Um posto de combustível deve primar por um atendimento de excelência, pois esse é um ponto vital para quem deseja se destacar nesse ramo.

É preciso ter em mente que um bom atendimento não depende de muitos funcionários. Na verdade, é possível alcançar bons resultados mesmo com uma equipe reduzida, desde que, é claro, outros fatores contribuam para isso.

Assim, o layout de seu negócio deve ser estruturado com o objetivo de simplificar o trabalho dos funcionários e a experiência do cliente. Em outras palavras, os espaços devem ser organizados para que a circulação não seja prejudicada, os funcionários não percam tempo para acessar as ferramentas e o cliente encontre o que precise rapidamente.

Aprenda a fazer uma projeção de vendas

Seja qual for o tamanho de seu posto, uma coisa é certa: não é possível sobreviver sem ter um bom faturamento.

Para que você consiga obter bons resultados com a revenda de combustíveis, é necessário que as vendas sejam suficientes para pagar os custos e ainda lhe gerem bons lucros.

Portanto, para que você consiga operar com segurança, planejar compras e fechar contratos com fornecedores, não deixe de realizar a projeção de vendas. Isto é, quanto o seu estabelecimento venderá nos próximos dias e meses.

Com esses dados, é possível prever um fluxo de vendas e, dessa maneira, assegurar a saúde financeira de seu empreendimento.

Aposte em métodos de fidelização de clientela

O cliente é a razão de existir de qualquer empresa, certo? Mas com tanta concorrência na área, fazer com que seus consumidores se tornem fiéis ao seu estabelecimento é um grande desafio.

Aliás, na busca pela preferência do consumidor, é preciso ser criativo e agir com estratégia. Nesse contexto, a implementação de um programa de fidelidade é bastante interessante.

Mas atenção! Muitos revendedores não observam que utilizar os programas de fidelidade das redes de combustível não é a escolha mais vantajosa. Isso acontece porque o cliente fica preso ao fornecedor e não ao seu estabelecimento — ele pode abastecer do mesmo combustível em outro local.

Por isso, procure implementar um programa de fidelização próprio para o seu posto, pois isso estimula o cliente a abastecer sempre com você.

Tenha um controle eficiente de vendas

Você sabe exatamente quanto vendeu hoje? Essa é uma pergunta simples, mas que revela uma falha que pode atrapalhar seus planos de se tornar um revendedor de sucesso.

Não é raro encontramos empresários que não têm conhecimento exato de suas vendas diárias, tampouco mensais. Nesses negócios, o controle é manual, o balanço de vendas é semanal ou mensal e não há nenhuma informação sobre rendimento de cada vendedor.

Ter um controle preciso de todas as suas vendas, separadas por categorias — gasolina comum, aditivada, álcool e diesel —, e dados sobre a produtividade de cada funcionário é fundamental para a gestão de seu negócio.

Quando se tem controle sobre isso, é possível programar a reposição de estoque, lançar uma promoção, prever necessidade de treinamento de equipe e até pensar em novos investimentos. Caso contrário, enfrentará dificuldades e estará gerindo sua empresa “no escuro”.

Conseguiu acompanhar todas as dicas? Conforme visto, para se tornar um revendedor de sucesso é preciso desenvolver algumas habilidades e aplicar técnicas inteligentes. Porém, aplicando os conhecimentos aqui adquiridos, você assegurará boas vendas e, claro, bons lucros!

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