Com o aumento da quantidade de postos de combustíveis por todo o país, os gestores e donos desses estabelecimentos precisam elaborar novas estratégias para aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, a lucratividade. Nesse contexto, muitos revendedores pensam em ter uma franquia de conveniência em seus negócios.

Entretanto, o receio de fazer essa parceria e ter um resultado abaixo do esperado faz com que muitos proprietários adiem os seus planos e deixem de acrescentar e oferecer novos serviços aos seus clientes.

Dessa forma, além de se tornar um negócio pouco flexível e menos atrativo, os postos acabam perdendo seus consumidores para os concorrentes, que investem e sabem como fisgar o público abrindo uma loja parceira em seus espaços.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens oferecidas por uma franquia de conveniência, elaboramos este post que ajudará você a potencializar as vendas com essa estratégia. Confira!

Postos de combustíveis são mais baratos que outros estabelecimentos

Para os franqueados, abrir uma loja nova em um posto de combustível pode ser um excelente negócio, pois, geralmente, é mais barato do que investir em shoppings ou centros comerciais, por exemplo.

Por essa razão, não será difícil encontrar parceiros e empresas que queiram estar presentes em seu negócio. Basta fazer uma pesquisa e selecionar franquias de qualidade e que têm uma boa reputação no mercado.

Companhias e segmentos que têm bastante pertinência aos postos e costumam fazer sucesso com o público são as lavanderias, cafeterias, lanchonetes e doces.

Afinal de contas, quem é que nunca parou para fazer um lanchinho enquanto o carro passava por uma revisão?

Gera renda extra para o posto de combustíveis

Dessa maneira, pode-se afirmar que abrir uma franquia em uma rede de combustíveis é vantajoso tanto para o franqueado quanto para o dono do posto.

Por um lado, o franqueado se aproveita do fluxo intenso de pessoas no estabelecimento para ter mais clientes e aumentar as suas vendas. Por outro, os donos e administradores dos postos ampliam o dinheiro em caixa, uma vez que as lojas precisam pagar um bom valor para ter o seu espaço.

Se antes o posto tinha um lugar vazio e que não trazia dinheiro algum, depois de fazer a parceria ele terá um espaço atrativo e que renderá um dinheiro a mais no fim do mês.

Fideliza e atrai ainda mais clientes

Naturalmente, os clientes de um posto costumam ser fiéis, uma vez que eles se aproveitam do trajeto diário para abastecer os seus carros. Dificilmente alguém desvia da sua rota para ir a um posto de combustíveis.

Sendo assim, com uma franquia de conveniência disponível, esses consumidores frequentes terão um novo e cômodo serviço à disposição, fazendo com que a preferência pelo estabelecimento só aumente.

Além disso, quem ainda não é cliente do posto, pode se sentir curioso e atraído pela nova loja, passando a frequentar o local e se tornar um novo consumidor da rede.

Nesse sentido, vale lembrar que os movimentos maiores nos postos acontecem pela manhã e pelo começo da noite, quando as pessoas vão e voltam do trabalho, respectivamente. Por isso, é importante que a loja de conveniência esteja aberta e funcionando a todo vapor nesses períodos. Os revendedores também podem fechar um acordo com a Loja de Conveniência e oferecerem ao cliente que as compras sejam feitas, pagas e recebidas direto na pista.

Veja uma medida simples e eficaz para acabar com os assaltos em seu posto

Conta com toda a experiência dos parceiros

Ter uma loja de conveniência é contar com parceiros que já têm experiência no mercado e sabem lidar com o público. Por isso, eles farão com que o seu posto de combustíveis tenha uma imagem ainda mais positiva.

Em meio ao cenário competitivo pelo qual as empresas desse segmento estão passando, as franquias de conveniência surgem como um ótimo diferencial estratégico, agregando valor aos serviços que já são ofertados.

Toda a experiência dos franqueados também pode servir como lição e aprendizado para aperfeiçoar e melhorar os seus negócios.

Transforma um posto em um local de convivência

Para conquistar a preferência dos consumidores, as empresas modernas precisam mostrar que não estão interessadas apenas em lucro. Em outras palavras, as companhias devem ser mais humanas e próximas aos seus clientes.

No caso dos postos, ter uma loja de conveniência é proporcionar às pessoas um espaço de convivência. Muito mais do que dar uma rápida passada para abastecer os veículos, as pessoas poderão sentir vontade de ficar no lugar, de conversar ou simplesmente de tomar o seu café da manhã.

Assim, as franquias podem servir para estreitar a relação entre um posto e seus frequentadores.

Lojas com serviços mais personalizados é uma ótima opção

Apesar de todas as vantagens mencionadas, ter uma loja qualquer não é mais suficiente para conquistar a preferência do público, que está cada vez mais exigente e em busca de serviços realmente diferenciados.

Por isso, ser parceiro de franquias que oferecem produtos personalizados e exclusivos pode ser uma boa ideia. Nesse sentido, em vez de oferecer um tradicional cafezinho, se certifique de que o franqueado possui vastas opções de cafés e bebidas, com acompanhamentos variados.

Assim, muito mais do que ter um novo serviço em seu posto, você fará com que os clientes tenham uma experiência positiva e inesquecível.

Como fechar uma parceria de sucesso

Por fim, para fechar uma parceria de sucesso e ter todos os benefícios mencionados neste post é necessário bastante atenção e cuidado.

Antes de tudo, é preciso fazer uma ampla e cuidadosa análise do que a loja e o franqueado têm a oferecer. Para isso, é preciso avaliar, negociar e até mesmo comparar diferentes empresas.

Também é importante saber o que cada companhia exige para firmar uma parceria, a fim de escolher a loja que esteja mais adequada e alinhada ao seu modelo de negócios.

Depois de ter certeza do que você quer, é só fechar o contrato e colocar os negócios para trabalharem em conjunto.

Portanto, depois de todas essas informações, você deve ter percebido o quanto uma franquia de conveniência tem o potencial de trazer novos clientes e de alavancar o lucro de um posto de combustíveis. Basta escolher os parceiros certos e fazer um planejamento junto deles. Assim, os ganhos serão evidentes para todo mundo.

E agora que você descobriu tudo isso sobre uma franquia de conveniência, aproveite para deixar o seu comentário abaixo. Conte pra gente o que você achou do post e se o seu posto já conta com boas parcerias. Vamos adorar dar continuidade ao bate-papo!