Gestão

Deveres dos Frentistas: quais são?

Artigo escrito por Dawisson Lage
Por Dawisson Lage
Criado em 23/07/2018, atualizado em 29/04/2020

Já falamos aqui no blog sobre os direitos dos frentistas. No texto de hoje vamos mostrar quais são os deveres destes profissionais e outras informações sobre a função. Podem haver regras internas e próprias de cada posto, mas deve-se seguir à risca aquilo que que a lei determina.

O que faz um frentista?

Frentistas exercem diversas funções, esse trabalho abrange o abastecimento, a limpeza e a manutenção dos veículos.

Entre as diversas atividades que um frentista pode fazer, estão:

  • Abastecer diversas categorias de veículos, como carros, motos, ônibus, caminhões etc.
  • Limpar o para-brisa dos veículos.
  • Lavagem de veículos.
  • Revisão de óleo e filtros.
  • Troca de óleo.
  • Conferência de água do radiador.
  • Calibragem de pneus.

Além dessas funções habituais, o frentista também pode trabalhar como caixa, por exemplo.

Quais são os requisitos e regras necessários para o trabalho de frentista?

Jornada de trabalho

44 horas semanais, seu descanso semanal deve acontecer por escala de revezamento.

Quais são os deveres dos frentistas?

Além do bom atendimento ao cliente  e conhecimento sobre os produtos comercializados no posto, os frentistas também têm alguns deveres.

Lavagem dos para-brisas e janelas dos veículos

Independente de qual seja o serviço ou produto que um motorista deseja, uma excelente ideia oferecê-lo a lavagem do para-brisas, das janelas e dos faróis. Essa prática tem o objetivo de melhorar significativamente o aspecto físico, a segurança e visibilidade do motorista.

Utilização de equipamentos de segurança

O trabalho dentro de um posto de combustíveis não é muito complexo, mas requer uma dose considerável de cuidado e atenção, já que oferece aos seus colaboradores um grau classificado como elevado de riscos.

O frentista deve, obrigatoriamente, usar os Equipamentos de Proteção Individual, EPI´s apropriados para executar determinadas funções, conforme a Portaria 1.109 do Ministério do Trabalho e Emprego, mais conhecida como Portaria do Benzeno.  Deve conhecer o LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho), PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), em especial o capítulo sobre as atividades, os riscos e os equipamentos de proteção individual (epi´s), bem como os de uso coletivo a serem utilizados em cada atividade.

Esses equipamentos são:

  • Boné.
  • Capacete.
  • Calça e bata ou ainda um macacão.
  • Coletes de sinalização.
  • Luvas químicas.
  • Luvas de borracha vinílica.
  • Óculos de proteção.
  • Sapato ou bota, para fins de proteção. Esse sapato deve ser confeccionado com material em couro, solado antiderrapante e um bico de proteção de metal.

Limpeza do local de trabalho

Uma atividade crucial para as atividades do posto é a limpeza!.

Além de permitir que o sistema de contenção de derrames, coleta de água e resíduos oleosos funcionem adequadamente, a caixa separadora de água e óleo, os sumps das bombas e filtros e os spill containers das tomadas de descarga de combustíveis devem estar sempre limpos e em condições de uso, sem comprometer a segurança de todo o estabelecimento.

Sendo assim, o frentista deve manter o local de trabalho sempre limpo, além de guardar e organizar os equipamentos nos locais previamente estabelecidos. Além disso, os resíduos precisam ser tratados em consonância com as leis e normas ambientais em vigor.

Ele deve armazenar com bastante cautela, conservar apropriadamente e limpar todos os materiais, equipamentos, ferramentas, instrumentos e a área de trabalho.

Operar softwares informatizados para o controle de frotas

Visto que o frentista precisa realizar o controle de frotas é normal o uso de softwares informatizados e modernos. Nesses programas, ele pode informar todos os dados do veículo, do condutor, a quilometragem e a quantia abastecida.

Os objetivos disso são detectar vazamentos e não conformidade no sistema de abastecimento e realizar o controle do estoque de combustível disponível, aditivado ou não.

Enchimento e calibragem dos pneus

Outro deverdo frentista é oferecer e efetuar o enchimento e a calibragem dos pneus, quando autorizado ou solicitado pelo cliente. Para isso, ele deve se valer de uma bomba de ar e do barômetro, a fim de proporcionar aos pneus a pressão demandada para o tipo de carro em específico, a quantidade de carga ou ainda as condições da estrada.

Zelar pela segurança do posto e das pessoas

O frentista também fica encarregado de aplicar todas as normas de segurança possíveis na realização das tarefas. Ele deve proibir a utilização de celulares, impedir o ato de fumar no local, solicitar o desembarque dos motociclistas no momento do abastecimento e uso de extintores de incêndio quando necessários.

Quer algumas dicas de como realizar um excelente atendimento no seu posto? Então, baixe o nosso e-book!


Ao se cadastrar você aceita receber os conteúdos do ClubPetro e compreende que pode se descadastrar a qualquer momento.

Posto de combustíveis